Quem é a Índia Tapuia?

Perguntado por: usalgueiro . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os Tapuias são um grupo indígena que habita o noroeste do estado brasileiro de Goiás, mais precisamente nas colônias indígenas Carretão I e II.

Com essas problematizações, discuto como o reconhecimento do Português Tapuia como a língua dos Tapuias foi importante para o fortalecimento inclusive das lutas fundiárias dos Tapuias.

Os Tupis são apresentados como promissores à civilização, porque estão integrados às atividades coloniais, enquanto os Tapuias são mostrados como relutantes à civilização, ou seja, "um mal necessário" para os holandeses por ser aliados na guerra contra os Ibéricos.

Dança de conjunto de origem indígena observável em Goiás e também conhecida como de tapuia, dos tapuios e tapuiada. Americano do Brasil a descreve como o arremedo fiel de caterã indígena, e varia muito conforme os lugares e as tribos de que for tomada de empréstimo.

A Guerra dos Tapuias aconteceu nos sertões da Capitania do Rio Grande do Norte. O conflito foi uma tentativa de expulsar os índios da região para o desenvolvimento da pecuária. Os tapuias eram considerados “bárbaros”. Durante as décadas de 1670 e 1680, os tapuias enfrentavam vários conflitos com os vaqueiros.

1. Reboculoso. Algo forte, robusto e substancioso. Sua entrada preenchia a sala com sua postura reboculosa, não tanto avantajada no tamanho, mas estrondosamente envolvente, dominante na forma.

Significado de laquera: Significa falação exagerada entre crianças.

1. Chapoleta. Bofetada; tapa; pancada com a mão.

Os tupis eram povos indígenas, que habitavam a região litorânea do Brasil no século XVI (época da chegada dos portugueses). Na verdade, os tupis estavam nessa região muito antes da chegada de Cabral. Existiam vários povos tupis, entre eles os tupinambás e os tupiniquins.

Dentre os grupos reconhecidos pelos historiadores, antropólogos e linguistas que tinham o tupi antigo como língua materna estão os tupinambás, tupiniquins, caetés, tamoios, potiguaras, temiminós e tabajaras.

Em termos literais, o tupi pi'poka traz a ideia de “pele estourada” – poka significa aquilo que estala, que faz barulho. Como se vê, a semelhança com popcorn, algo como “milho que estoura”, não é apenas sonora.

Os índios tupis chamavam os portugueses de peró e os franceses de mair, palavras cujo significado permanece controverso.

Desde os primeiros contatos entre colonizadores e povos indígenas, os grupos étnicos conhecidos como Tapuia, a exemplo dos Tarairiú, foram vistos como uma unidade histórica e cultural, em oposição tanto ao mundo cristão europeu, quanto aos povos Tupí do litoral.

A USP (Universidade de São Paulo) oferece cursos online para quem deseja aprender línguas indígenas, como tupi antigo e língua geral (nheengatu). O conteúdo gratuito é disponibilizado pela FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas).