Quem é a índia Potira?

Perguntado por: uvilela2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

A índia Potira, assim como seu nome, que significa flor, era linda e doce. Ela era casada com seu grande amor, Itagibá. Porém, o guerreiro partiu para uma guerra e nunca mais voltou. Dominada pela dor da ausência, Potira chorou e chorou.

Resposta verificada por especialistas
Infelizmente, seu marido morre em batalha, e Potira, que nunca havia chorado, chora pela primeira vez à beira do rio. O aspecto que melhor representa o universo mágico e sobrenatural é que as lágrimas de Potira se transformam em diamantes quando caem no rio.

A índia Potira, assim como seu nome, que significa flor, era linda e doce.

a) Potira e Itajibá viviam numa tribo nos sertões de Goiás.

O deus Tupã ficou com pena de Potira. Viu que o amor que a índia sentia era verdadeiro. E para homenagear essa grande paixão transformou as lágrimas de Potira em diamantes. E é por isso que essas preciosas pedras são encontrados entre os cascalhos e areias do rio.

Resposta: foram muitas tardes iguais com a dor da saudade aumentando pouco a pouco. Até que o canto da ara_ponga ressoou na floresta dessa vez não para anunciar a chuva mas para pronunciar que Itagibá não voltaria pois tinha morrido na batalha.

A dor imensa da índia impressionou Tupã, o rei dos deuses. E este, para perpetuar a lembrança do grande amor de Potira, transformou suas lágrimas em diamantes. Daí a razão pela qual os diamantes são encontrados entre os cascalhos dos rios e regatos. Seu brilho e pureza recordam as lágrimas de Potira.

Quando Itagibá partiu para a guerra, Potira não chorou por quê? Quando Itagibá partiu para a guerra, Potira não chorou porque não sabia o que acontecia em uma guerra, ela não tinha ideia de que Itagibá poderia morrer.

Resposta: a lenda tem o objetivo de explicar o surgimento dos diamantes, á luz da cultura popular.

Resposta. O canto da araponga sempre anunciava a chuva.

Tupã, o deus dos índios, ficou com dó e transformou as lágrimas de Potira em diamantes, que se misturaram com a areia do rio. Daí a razão pela qual alguns tipos de diamantes são encontrados entre os cascalhos e areias do rio. Seu brilho e pureza recordam as lágrimas de saudade e de amor da índia Potira.

Tratamento carinhoso, e também chamada, para cabrita. Etimologia (origem da palavra bita).

Geólogos acreditam que todos os diamantes em depósitos que são explorados comercialmente se formaram no manto terrestre e ascenderam à superfície por meio de erupções vulcânicas. São formados sob enorme pressão e temperatura, aproximadamente a 160 km da superfície em rochas chamada Peridotitos, Lherzolitos e Wehrlitos.

Resposta. Resposta: Pelos sertões de Goiás.

Em 14 de agosto de 1958, por força da Lei estadual nº 1.020, Itagibá foi elevado à categoria de município.

O nome Tupã (o Deus do Trovão dos indígenas) é uma homenagem aos primitivos habitantes do local. O desenvolvimento do município teve a participação dos imigrantes letões, japoneses, portugueses, italianos e espanhóis.

A linda Potira permaneceu sempre à beira do rio, com o olhar perdido no horizonte infinito, à espera do esposo. E quando lhe veio a certeza de que não veria mais, Potira chorou de saudades. Suas lágrimas misturaram-se com a areia da praia e Tupã transformou-as em diamantes. E aí está a origem dessa pedra preciosa.

Resposta: É uma lenda, com o objetivo de apresentar uma lição de vida. Resposta: O Texto OS DIAMANTES genero é lenda,conto,artigo científico ou noticias.

A Lagoa das Lágrimas é um lugar tranquilo e bonito para visitar. Reza a lenda que uma índia perdeu seu amor e que a lagoa se formou com as lágrimas vertidas por ela. Outro "causo" conta que existe uma serpente cuja cabeça está enterrada em baixo da Catedral e a cauda sob a lagoa.