Quem é a dona da Ray-Ban?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 2 de junho de 2023
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Clemente Del Vecchio

O italiano Clemente Del Vecchio, 18, é a pessoa mais jovem da lista dos mais ricos do mundo divulgada pela Forbes. Clemente Del Vecchio é um dos seis filhos de Leonardo Del Vecchio. Leonardo era presidente da EssilorLuxottica, a maior empresa de óculos do mundo, dona da marca Ray-Ban.

Luxottica

A Luxottica, vítima deste ataque, é dona da Ray-Ban e fabrica armações em nome de muitas marcas, como Oakley, Emporio Armani, Prada, Polo Ralph Lauren e Chanel.

Daí veio o nome RAY BAN, onde Ray significa raio em inglês e Ban, abreviação de bannish do significado banir. Nome este que foi registrado patente em 1937. As armações eram fabricadas com metal banhado a ouro e lentes de cristal verdes que filtravam os raios ultravioleta e infravermelho.

Além do material de alta qualidade, o design inovador e a alta quantidade de opções disponíveis fez com que a Ray-Ban se tornasse uma das marcas preferidas de óculos. Adquirir um óculos Ray-Ban hoje em dia custa em média R$1.250,00.

Luxottica

Além disso, a Luxottica produz nos Estados Unidos, no Brasil, na China (3) e uma pequena fábrica na Índia (somente para o mercado local).

Até o ano de 1998, os óculos Ray-Ban original eram fabricados pela Bausch & Lomb, nos Estados Unidos. Contudo, em 1999, a marca foi vendida para o grupo italiano Luxottica, para expandir a fabricação dos óculos. Hoje em dia, a maioria das fábricas de óculos, incluindo os óculos rayban, estão localizados na Itália.

1 – Gucci – Custa em média R$ 4.500,00
A Gucci está entre as marcas italianas mais caras e mais vendidas. Tem sede em Florença, Itália, e possui inúmeras linhas de produtos, incluindo óculos.

Com essa fala, Caito Maia conta a trajetória da Chilli Beans – que lidera o mercado de óculos de sol no Brasil frente a Ray Ban, é a 3ª maior ótica do país e está presente em 19 países através de suas franquias.

O Ray-Ban original vem sempre em embalagem própria da marca com logo nos botões, branding externo em relevo na lateral da caixa, também com a marca em flanela, e papel de alta qualidade com notas premium do fabricante, sem erros ortográficos ou manchas, e a tinta permanece no lugar (não cai nas mãos).

Procure o logo gravado na parte externa das hastes:
O logotipo se encontra em letra cursiva, repare se ele tem defeitos, parece colado, ou parafusado, se sim, provavelmente se trata de um modelo falsificado. Alguns solares da RAY BAN que possuem a haste fina não vem com essa marcação.

Na parte interna das hastes de um Ray Ban original você irá encontrar a indicação do país de fabricação (não obrigatoriamente pois alguns modelos possuem essa informação mas outros não), o número de referência, e uma série de informações sobre tamanhos (da lente, da ponte e do comprimento da armação).

1930

A marca Ray-Ban surgiu na década de 1930, quando houve a necessidade de proteger os olhos dos pilotos da Força Aérea dos EUA contra os raios solares. Em 1937, foi lançado o modelo Ray-Ban Aviator, ou Aviador, como conhecemos.

Os óculos originais costumam ter detalhes que não são reproduzidos nos óculos falsos. Por exemplo, os óculos Ray-Ban tem o logotipo nas plaquetas e nas lentes, e seu número de fabricação nas hastes em branco, embora pequena, essa reprodução nunca é borrada, como acontece nas imitações.

Anos 2000: a Ray-Ban se reinventa
A marca norte-americana sempre teve famosos slogans ao longo do tempo, o que a permitiu ter mais visibilidade, além de reforça-la na mente das pessoas. As suas tecnológicas e protetivas lentes polarizadas eram um dos diferenciais da Ray-Ban.

Segundo matéria de economia do portal UOL, o preço médio de um óculos de grau em ótica popular fica em torno de R$ 238,00. No entanto existem acessórios óticos de mais de R$ 1.000,00. Colocando a média do preço de óculos de grau no Brasil, em torno de R$ 600,00.