Quem é a deusa dos ventos?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Iansã – Oyá: a Deusa guerreira dos ventos, tempestades e fogo!

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia. A cantora possui até mesmo uma música dedicada à Iansã, chamada 'Senhora do Raio e do Vento'.

Oyá, outro nome comum para Iansã, também está ligada ao mundo dos mortos. Através de um instrumento litúrgico, feito com rabo de cavalo, ela conduz a trilha que estabelece esse contato entre os que não estão mais vivos. Além disso, é esse mesmo orixá que prepara roupas especiais para os mortos, chamadas de egungum.

Quatro grandes ventos

  • Bóreas (N), o vento norte, frio e violento; em latim Aquilon.
  • Zéfiro (O), o vento oeste, suave e agradável; para os romanos Favonius.
  • Euro (L), o vento leste, criador de tempestades; para os marinheiros romanos Vulturnus.
  • Noto (S), o vento sul, quente e formador de nuvens; em latim Auster.
  • levante. vento de leste que sopra na região mediterrânica.
  • mistral. vento frio, seco e muito violento, que sopra, no fim do inverno, das altas pressões do maciço central da França para um centro de baixas pressões localizado no golfo de Génova...
  • monção. ...
  • nortada. ...
  • pampeiro. ...
  • siroco. ...
  • tramontana.

Iansã possui o domínio das tempestades e dos fenômenos climáticos, ela controla os ventos, as chuvas e os trovões. Por isso, durante as grandes chuvas, é muito propício a saudação para a deusa guerreira.

O Senhor não estava naquele vento impetuoso, naquele vento forte, naquela ventania. Na nossa vida existem muitos ventos, aquilo que vai e que vem, provocando agitações por onde passa. O nosso coração, muitas vezes, está tomado pelas agitações da vida, e Deus não se encontra em um coração agitado nem numa vida agitada.

Héstia

Deusa Héstia. Na mitologia grega, Héstia é a deusa sagrada do fogo que foi muito respeitada pelos deuses e os mortais. Ela está entre os 12 deuses do Olimpo, os principais do panteão grego e que residiam ali. Muitas vezes, ela é substituída por Dionísio e na mitologia romana, é chamada de Vesta.

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã. Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

Profissionalmente, os filhos de Iansã são batalhadores e independentes. Usam toda a sua garra, força e dedicação para alcançar cargos melhores e construir uma carreira estável. Adoram comandar, nasceram para ser líderes. Eles não deixam escapar nenhuma oportunidade e quando elas não aparecem, eles a criam.

Yansã atua na Linha da Justiça ao lado de Xangô, e também na Linha da Lei ao lado de Ogum. Com Pai Xangô, Ela forma uma Linha polarizada ou mista Justiça/Lei, na qual Ele atua pelo elemento Fogo e Ela atua pelo elemento Ar. Já com Pai Ogum, Yansã forma um par puro na Linha da Lei, ambos atuando pelo elemento Ar.

Algumas atribuem à Iansã uma imensa e terrível paixão por Xangô, sentimento esse que se manifestava através de sua eterna presença ao lado dele. Dado o seu caráter extrovertido, Iansã permaneceria ao lado de Xangô não só no dia-a-dia cotidiano, mas também nas guerras, nas caçadas e qualquer outra situação.

O deus Éolo vivia numa ilha flutuante na Eólia com seus doze filhos. Foi presenteado por Zeus e recebeu o poder de despertar e acalmar os ventos tornando-se o deus dos ventos.

O sino dos ventos é símbolo de proteção espiritual para você e para seu lar, por isso, veja nossas dicas. O sino dos ventos também é conhecido como o senhor dos ventos ou sinos de vento, é usado para melhorar a energia do ambiente através do vento.

A equipe Filhos do Vento é uma das maiores e mais tradicionais assessorias esportivas do Brasil e completou 20 anos em 2020.