Quem é a cigana da rosa vermelha?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

A Cigana Rosa Vermelha é a figura do amor, no mundo místico. Os seus olhos de castanho-avermelhado provocam o mais tenro suspiro da paixão. Ela, assim como o Cupido, trazem aquela pessoa pela qual sempre sonhamos. A Cigana Rosa Vermelha é a nossa auxiliadora das horas de amor.

Rosa dos Ventos é muito conhecida como Pomba-Gira Cigana, na linha do oriente, bem incorporada, chega sempre alegre e sorrindo, costuma sempre se vestir Blusa Vermelha com Rendas preta ou Babados e sua saia Preta bem rodada com babados e bolso na frente onde guarda o seu baralho, e seu perfume.

Outra relação das rosas vermelhas na Umbanda é a relação com as Yabás (As orixás femininas): Iansã, Nanã, Oxum e as entidades ciganas e pombagiras.

Quando incorporadas, usam vestidos coloridos (geralmente de cores fortes, como vermelho ou preto), gostam de bebidas doces - mas também cachaça e cerveja -, rosas vermelhas, bons perfumes, leques, joias e outros acessórios marcantes.

Quando uma cigana aparece para você, pode esperar que seus relacionamentos, tanto românticos quanto pessoais, vão se fortalecer e crescer de forma saudável e produtiva. Além disso, o sonho também diz que um momento feliz, positivo e despreocupado do seu passado é a base para sua situação atual.

Traga o enlaçamento para as nossas vidas. Faça delas exemplos do mais puro mel, doce e suave aos sentimentos. (dizer o nome da pessoa), você sentirá em sua alma a força de todo meu amor. Você, pela Rosa Vermelha, correrá até mim e beijará meus lábios no beijo ardente e vermelho da paixão.

Dona Rosa Vermelha trabalha com velas vermelhas e muito dificilmente opta por velas cruzadas (preta e vermelha). Gosta de usar rosas em seu cabelo e até em suas roupas. Muito vaidosa, ama pulseiras e brincos dourados. Sua especialidade é o amor.

A Pombagira está sempre gargalhando para afastar o mal e espantar espíritos ruins. Gosta de oferendas relacionadas ao feminino, como batom, perfume, lenços e champanhe, fuma e bebe muito e seu vestuário é predominantemente vermelho e preto. Está sempre com uma mão na cintura e a outra segurando a barra da saia.

orixá Exu

Nos “Candomblés do Sertão” as entidades de pomba-gira, que muitas vezes, completam o panteão, exercem funções importantes nos rituais por serem sincretizadas e relacionadas com o orixá Exu.

Pomba-Gira Cigana é uma entidade amiga especialista em amor e prosperidade. Ela inspira liberdade através de uma figura feminina sagrada. Além disso, ela caminha ao lado de quem pede ajuda, mostrando as oportunidades e auxiliando as relações.

Os ciganos são livres, detestam serem mandados e gostam de seguir seus próprios costumes. Gostam de se juntarem aos seus para festejar por todos e quaisquer motivos. Nas festas, todos da aldeia se reúnem e dançam em volta de uma fogueira.

orquídea branca

Segundo Kélida, as flores ofertadas à Iemanjá também possuem um significado de feminilidade, e a planta que pode carregar esse simbolismo é, justamente, a orquídea branca. Além disso, ela também representa paz e requinte.

Rosa vermelha representa Ogum. Rosa amarela Iansã, Oxum.

Na umbanda, religião brasileiríssima, o banho com rosas é ensinado pelas pombas giras para a força da conquista ou a solução dos problemas entre casais. Ademais, o ritual também faz parte do candomblé e é considerado muito poderoso. Assim como os outros banhos de ervas, você pode seguir receitas básicas prontas.

As cores predominantes da Pomba Gira são o vermelho e o preto. É representada com saias rodadas, blusas rendadas, colares, flores e muitos enfeites. Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons.

A incorporação da Pomba-gira e sua gestualidade abrem espaço para a experiência ritualizada destes momentos. Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos.

Seus protegidos. Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

A incorporação acontece de forma suave e rápida, sem os sacudimentos corporais típicos de outras linhas, que marcam bem a chegada e a partida dos espíritos, depois da chegada de todos os médiuns e da médium líder da linha de ciganos autorizar o início da festa.