Quem doa medula pode ficar Paraplegico?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Há uma crença que doar medula óssea pode deixar a pessoa paraplégica. Isso realmente pode acontecer? Por quê? Resposta: Não.

A pandemia impactou os bancos de sangue e de medula, postergando a doação de muitas pessoas. Outro fator fundamental é que um doador de medula óssea consegue ajudar no tratamento de mais de 80 doenças, como: leucemias, linfomas, mielomas múltiplos, alguns tipos de anemia, doenças imunes e diversas síndromes.

três dias

Celso Massumoto, coordenador de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital 9 de Julho, recomenda três dias de repouso. A doação é prevista em lei e o doador pode se ausentar no dia da doação sem prejuízo profissional.

“Ele consiste em um transplante no qual o doador e receptor apresentam 50% de compatibilidade. Isso geralmente ocorre entre pais e filhos”, explica a Dra. Lucia Silla, presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea.

Quantas vezes uma pessoa pode doar medula óssea? Recomenda-se que a medula seja doada novamente depois de seis meses, apesar de ela se recompor em 15 dias e ser possível realizar uma nova doação nesse período sem nenhum prejuízo à saúde.

Não há nenhuma restrição quanto a meningite, anemia ou hepatite 'A' que a pessoa tenha tido anteriormente; Não há peso mínimo; Pessoas que tem tatuagem pode doar.

Essa compatibilidade é avaliada por meio de exames de sangue, chamados exames de Histocompatibilidade. Estima-se que a chance de se encontrar um doador compatível seja de 1 em 100 de doadores aparentados e 1 em 100 mil não aparentados.

A doação de medula óssea pode ser feita de duas formas, punção ou aférese. A decisão sobre o método é exclusiva dos médicos assistentes. Punção: Procedimento realizado sob anestesia em que a medula óssea é retirada do interior do osso da bacia, por meio de punções.

O Projeto de Lei 463/23 garante isenção do pagamento da taxa de inscrição em concurso público federal para doadores regulares de sangue e de medula óssea.

O Projeto de Lei 462/23 prevê a concessão do benefício de meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos para doadores regulares de sangue ou de medula óssea.

1º O doador regular de sangue tem direito à redução no seu tempo de serviço para aposentadoria, nas seguintes condições: I - doar por cinco anos, de 3,33%; II - doar por dez anos, de 6,66%; III - doar por quinze anos, de 10%; IV - doar por vinte anos, de 13%; e V - doar por vinte e cinco anos, 15%. Parágrafo único.

Entre três e cinco semanas após o transplante, muitos pacientes já conseguiram se recuperar de maneira suficiente para deixar o hospital. O paciente é liberado quando a medula óssea estiver produzindo número suficiente de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas saudáveis e quando não há complicações.

Como se sabe, o organismo tem a capacidade de rejeitar tecidos que lhe são estranhos. No caso específico do transplante de medula óssea, essa rejeição tem características muito especiais que dificultam encontrar um doador compatível.

Sim, a medula óssea é o único transplante que se faz em vida e não se fica sem, para que sua medula se reconstitua são necessários apenas 15 dias.

A recomendação médica é três dias de repouso. Como a doação é prevista em lei, dá para se ausentar do trabalho e receber atestado médico, dependendo do estado de recuperação.

Ministério da Saúde altera idade limite para cadastro de doadores de medula. O Ministério da Saúde editou a Portaria nº 685, de 16 de junho de 2021, que alterou a idade limite para o cadastramento de candidatos à doação de medula óssea passou a ser de 35 anos – antes era de 55.

Transplante de medula óssea
O transplante de medula pode apresentar o valor de R$300 mil a R$600 mil. Esse custo está relacionado aos procedimentos laboratoriais, que exigem uma verba maior.

O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo.

A realização de tatuagem ou de maquiagem definitiva impede a doação de sangue por 12 meses. Esse procedimento é relacionado a um risco maior de transmissão de alguns agentes infecciosos.

A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'.

Acontece que as células do paciente reconhecem as células do doador como 'estranhas' e desencadeiam uma resposta imunológica contra o organismo do paciente. A rejeição atinge principalmente a pele, trato gastrointestinal e fígado.