Quem dividiu a literatura?

Perguntado por: nconceicao . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 - 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.

A definição mais antiga comumente usada pelos teóricos da Literatura é aquela construída por Aristóteles. Para o pensador grego, a Literatura seria uma imitação ou representação da realidade mediante as palavras.

Os primeiros documentos escritos que se podem considerar literatura provêm da dinastia Zhou. O primeiro e grande autor de táticas militares e estratégia foi Sun Tzu com A Arte da Guerra, um autor tão estudado e lido ainda hoje, tanto quanto o estrategista Clausewitz.

A literatura brasileira pode ser dividida em duas grandes eras, momentos que acompanharam a evolução política e econômica do país: a Era Colonial e a Era Nacional, separadas por um período de transição que corresponde à emancipação política do Brasil.

A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 - 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles.

Na Grécia Antiga, o filósofo Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) realizou a primeira classificação dos gêneros literários em: Lírico, Épico e Dramático. Anos depois, o gênero épico passou a ser denominado como narrativo.

O Quinhentismo representa a primeira manifestação literária no Brasil que também ficou conhecida como "literatura de informação". É um período literário que reúne relatos de viagem com características informativas e descritivas.

1 - Rei Arthur: É certamente um dos mais influentes reis do mundo ficcional, visto que o mito entre buscas de registros históricos, se consolida muito mais através das mais diferentes visões sobre o nobre, numa grande profusão de obras envolvendo Arthur e sua távola redonda.

É considerada uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, isto porque surgiu em meio aos desenhos e escritas rupestres. A saber, o nome se origina do latim littera, que significa letra. Além da música, dança e o teatro, a arte literária transmite cultura e tradição.

Então, isso responde aos outros questionamentos, para caráter de estudo e pesquisa, a carta de Caminha é o primeiro registro literário produzido em terras brasileiras, portanto, o início da literatura nacional.

José de Alencar

Patronos das Escolas Municipais - José de Alencar, fundador da literatura brasileira. O nome da E.M. José de Alencar (2ª CRE), em Laranjeiras, homenageia o escritor que deu início a uma literatura genuinamente brasileira.

Enheduanna é nada menos que o primeiro escritor registrado pela história.

Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta a El-Rei Dom Manuel falando do descobrimento do Brasil e esse escrito é tido como a primeira publicação brasileira e exemplo de Literatura da Informação.