Quem dividiu a América?

Perguntado por: irocha . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

A América teve sua divisão de acordo com os interesses econômicos e com as realidades que os espanhóis enfrentavam. Todos os territórios americanos foram divididos em vice-reinados e capitanias gerais.

Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas.

(ENEM - 2021)Por que o Brasil continuou um s enqua
Carvalho argumenta que isso se deveu à tradição burocrática portuguesa. "Portugal nunca permitiu a criação de universidades em sua colônia". Por outro lado, na Ámerica espanhola, entre 1772 e 1872, 150 mil estudantes se formaram em universidades locais.

A PARTILHA DA AMÉRICA E A HERANÇA COLONIAL.
No século XVIII, o continente americano estava quase completamente dividido entre as principais potências europeias da época. A partir daquele século, as colônias europeias da América deram início a processos de Page 4 independência do domínio europeu.

O século XVI marcou a chegada dos portugueses e espanhóis, que dominaram a maior parte do subcontinente sul-americano, e também de ingleses, holandeses e franceses. A colonização da América do Sul pelos europeus se deu por meio do estabelecimento de colônias de exploração.

Mas por que então nossas terras não foram anexadas ao Império Espanhol? Esses “descobrimentos” não foram validados porque prevaleceu a regra do Tratado de Tordesilhas, que determinou quantas milhas para o oeste das terras recém-encontradas haveria o domínio da Espanha.

Quais foram os principais povos que realizaram a colonização do Brasil? Os povos que colonizaram o Brasil foram os portugueses, holandeses, alemães e italianos. O destaque é dos portugueses, os primeiros europeus a descobrirem as terras tupiniquins.

A colonização do Brasil foi realizada por Portugal. Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. A colonização do Brasil teve três importantes ciclos econômicos: pau-brasil, açúcar e ouro.

Logo em seguida, estavam os criollos. Eles eram os filhos de espanhóis nascidos na América e dedicavam-se a grande agricultura e o comércio colonial.

Mestiços são pessoas que descendem de duas ou mais etnias diferentes, possuindo características de cada uma das etnias e povos de que descendem. Pode-se citar como exemplo, pessoas que tenham antepassados pretos e brancos, asiáticos e brancos ou negros e ameríndios, mistura muito comum nos países da América Latina.

Atualmente, os principais povos são castelhanos, catalães, galegos, andaluzes e bascos, que reivindicam a independência da região Basca, localizada na porção norte da Espanha.

A independência do Brasil aconteceu na medida em que a elite brasileira percebeu que o desejo dos portugueses era restabelecer os laços coloniais. Quando a relação ficou insustentável, o separatismo surgiu como opção política, e o príncipe regente acabou sendo convencido a seguir esse caminho.

Nossa língua, cultura, organização social, religião e política seriam outras. Mas seríamos explorados do mesmo jeito, já que os produtos tropicais tinham grande valor”, afirma Maria Isabel Fragoso, assessora de história do colégio Albert Sabin.

Por que as terras da Espanha na América viraram vários países? Por causa de diferenças nos processos de colonização e de independência. “Ao contrário da América portuguesa, não existiu unidade administrativa na América espanhola”, diz a historiadora Libertad Borges Bittencourt, da Universidade Federal de Goiás (UFG).