Quem disse todas as coisas cooperam para o bem?

Perguntado por: oalves9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Em Romanos 8:28 lemos que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Esse versículo escrito pelo apóstolo Paulo muitas vezes é interpretado de forma errada.

Cooperar é agir de maneira conjunta para uma finalidade ou um objetivo em comum. Cooperação é, por definição, a relação entre pessoas.

Romanos 8:28 é um versículo poderoso que nos lembra que Deus está trabalhando em todas as coisas para o nosso bem. Embora possamos enfrentar dificuldades e sofrimentos, podemos ter confiança de que Deus está nos moldando e nos transformando em pessoas mais semelhantes a Cristo.

Portanto, o sentido do primeiro ato de Deus em Romanos 8,29 é que Deus conhece de antemão seu próprio povo no sentido que ele o escolhe, ama-o e se preocupa com ele. Paulo falará disso mais tarde usando os termos “escolha” ou “eleição” (Romanos 8,33; 9,11; 11,5-7).

A Epístola aos Romanos é a mais longa das epístolas de Paulo e é considerada por muitos como a melhor.

Salmos 138,8
“O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!”

Outra passagem da Bíblia que nos faz refletir sobre o verdadeiro propósito da vida é a de Efésios 1:5-6, que diz: “(…) em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado (… ...

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Essas palavras consoladoras podem se aplicar a todos nós ao buscarmos viver uma vida boa e vencer nossos próprios desafios distintos.

Amar a Deus é garantir que Ele vai ocupar sempre o primeiro lugar. Quando conseguimos amar a Deus de todo o coração, alma e pensamento, é muito difícil sermos abalados pelas adversidades da vida. As coisas deste mundo acabam não nos afetando tanto, porque nos tornamos plenamente satisfeitos nEle.

Buscar as coisas do Alto é viver a vida em Deus, em tudo aquilo que fazemos e realizamos, é buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, é dar prioridade a Ele em nossa vida, é permitir que Ele dirija os nossos pensamentos e sentimentos, nossas ações em tudo aquilo que fazemos e realizamos.

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

– Em Cristo temos a vitória; sem Ele, a derrota. O apóstolo Paulo diz que, não importa o que acontecer, se ficarmos firmes em Jesus seremos vitoriosos.

38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem os poderes, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do aamor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Quando nos arrependemos, quando confessamos e abandonamos nossos pecados, o Senhor diz que não Se lembra mais deles (ver Doutrina e Convênios 58:42–43). Não significa que Ele Se esqueça; em vez disso, de uma forma extraordinária, parece que Ele opta por não Se lembrar deles e nós também não precisamos.”