Quem disse que a virtude está no meio?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Virtus in medium est é uma frase de Aristóteles, que acreditava que a virtude está no meio, na média ponderada dos fatos.

Para Platão, toda virtude é conhecimento. Ao homem virtuoso, segundo ele, é dado conhecer o bem e o belo. A busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira - portanto, a Educação não pode se restringir aos anos de juventude.

A virtude está no meio
O filósofo dizia que a virtude é o meio termo entre o muito e o pouco. Um bom exemplo disso é a coragem, trata-se de uma virtude que fica entre dois extremos, a imprudência (muito) e a covardia (pouco), ambos são vícios.

A virtude está no meio, enquanto os extremos são os vícios. No exemplo dado no texto, a mesquinhez e a prodigalidade são dois extremos no que se refere à maneira como o indivíduo lida com seus bens materiais, ao passo que a generosidade está no equilíbrio, e por isso é uma virtude.

A Virtù trata-se da capacidade do príncipe em controlar as ocasiões e acontecimento do seu governo, das questões do principado. O governante com grande Virtù constrói uma estratégia eficaz de governo capaz de sobrestar as dificuldades impostas pela imprevisibilidade da história.

só sei que nada sei

Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.

Platão propõe, no Menon, o exame de duas hipóteses. Se a virtude reside no saber, ela pode ser ensinada. Caso contrário, se não for saber, não pode ser ensinada (87 b, c). Se a virtude é uma qualidade da alma, útil, também é sabedoria.

As Virtudes Cardeais são um número de quatro: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

A virtude filosófica tem em Platão seu maior artífice. Para Ele são Virtudes Cardeais: Prudência (sabedoria), Justiça, Temperança e Fortaleza (coragem e força).

No âmbito da religião cristã, as virtudes são catalogadas como virtudes teologais, teológicas ou sobrenaturais como a fé, esperança e caridade e as virtudes cardeais, ou seja, a prudência, temperança, fortaleza e justiça.

O pensamento de Aristóteles é que a felicidade (eudemonia) só pode ser alcançada por meio de uma “excelência da alma”. A virtude/excelência pode ser intelectual, adquirida a partir da natureza e aperfeiçoada pelo ensino, e moral, adquirida por hábito.

1. Disposição constante do espírito que nos induz a exercer o bem e evitar o mal. 2. Conjunto de todas ou qualquer das boas qualidades morais.

Em Kant o dever é a necessidade de uma ação por respeito à lei. E uma ação por dever elimina todas as inclinações (todo o objeto da vontade), e, portanto, só resta à vontade obedecer à lei prática (baseada na máxima universal), pois trata-se de um princípio que está ligado à vontade.

Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.

Em Epicuro, encontramos uma ética voltada para ensinar a evitar ou a suportar a dor, o medo e o sofri- mento que estão sempre à espreita. Epicuro, na Carta a Meneceu, abor- da a questão da moral, da maneira como o homem deve encarar a vida e da busca da felicidade.