Quem disse que a soma de todas as forças é igual a zero?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

A primeira lei explica o que acontece com um corpo quando a resultante (soma vetorial) de todas as forças externas que atuam sobre ele é zero: o corpo pode tanto permanecer em repouso quanto continuar movendo-se em linha reta com velocidade constante.

A primeira lei de Newton, também conhecida como lei da inércia, estabelece que, se a força resultante sobre um corpo for nula (igual a zero), esse corpo estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.

Caso o somatório das forças atuantes em um corpo seja zero, isso significa que ele está parado ou em equilíbrio. As leis de Newton foram formuladas por Isaac Newton e descritas em seu livro Princípios matemáticos da filosofia natural.

As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos. As leis de Newton estão entre as mais importantes leis da Física e são usadas para determinar a dinâmica dos corpos.

A segunda lei de Newton, também conhecida como princípio fundamental da dinâmica, afirma que a força resultante que atua sobre um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração.

A terceira lei de Newton afirma que a toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto. A força é resultado da interação entre os corpos, ou seja, um corpo produz a força e outro corpo recebe-a.

A terceira lei de Newton, conhecida como lei da ação e reação, afirma que, para todas as forças de ação, surgem forças de reação com intensidades iguais, mas sentidos opostos.

A primeira lei de Newton, conhecida como lei da inércia, trata da resistência à mudança do estado de movimento; a segunda lei de Newton, conhecida como princípio fundamental da dinâmica, aborda a definição de força resultante e a sua relação com a aceleração; por último, a terceira lei de Newton, a lei da ação e reação ...

A Segunda lei de Newton explica que força resultante aplicada a um corpo, é igual ao produto da massa da matéria pela aceleração adquirida. Ou seja, a soma da força vetorial sobre um corpo produzirá uma aceleração desse corpo diretamente proporcional ao seu momento linear.

Quando a resultante das forças aplicadas num corpo é nula...
Um corpo parado está sujeito à acção de duas forças: o peso do corpo P e a força exercida pelo suporte RN . Estas forças têm a mesma linha de acção, a mesma intensidade e sentidos opostos; por isso a sua soma é zero - a força resultante é nula.

A Segunda Lei de Newton do Movimento é F=ma, ou força é igual a massa vezes aceleração. Aprenda como usar a fórmula para calcular a aceleração.

Como as forças são aplicadas sobre corpos diferentes, elas não se equilibram. Exemplos: Ao disparar um tiro, o atirador é impulsionado em sentido contrário da bala por uma força de reação ao disparo. Na colisão entre um carro e um caminhão, ambos recebem a ação de forças de mesma intensidade e sentido contrário.

As três leis de Newton foram publicadas pela primeira vez em 1687 por Isaac Newton (1643-1727) na obra de três volumes "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural" (Philosophiae Naturalis Principia Mathematica).

Atualmente, as três Leis de Kepler são chamadas de Lei das Órbitas Elípticas, Lei das Áreas e Lei dos Períodos.

Através de seus estudos e experimentos, Newton comprovou o que Galileu já havia mencionado sobre o movimento de um corpo livre da ação de forças. Desse modo, Newton publicou a Primeira Lei de Newton ou Princípio da Inércia.

As 3 leis Criadas pelo famoso cientista Isaac Newton, em 1687, servem para explicar diversos comportamentos presentes em nosso cotidiano e relativos aos movimentos dos objetos. Mas, mesmo assim, durante mais de 200 anos essas leis foram estudadas e testadas para comprovarem seu verdadeiro efeito.

Força normal é a força de reação que uma superfície exerce sobre qualquer corpo que lhe aplica uma força.

Força G e aceleração
1G é a aceleração que sentimos devido à força da gravidade. É o que mantém os nossos pés firmemente plantados no chão. A gravidade é medida em metros por segundo ao quadrado, ou m/s2. Na Terra, a aceleração da gravidade geralmente tem um valor de 9.806 m/s2.

Portanto, a força de 1 N = 0,1 kgf é praticamente igual à força que a Terra exerce sobre um pacote de 100 g.

Por exemplo, se o corpo A exercer uma força Fa sobre o corpo B, o corpo B irá exercer uma força Fb de igual intensidade sobre o corpo A, isto é Fa = Fb,, e de igual direção, pois ambos estão na horizontal.

A lei da inércia foi concebida pelo físico inglês Isaac Newton e foi baseada nas observações feitas pelo italiano Galileu Galilei.