Quem disse olho por olho e dente por dente?

Perguntado por: uassuncao9 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

O Código de Hamurabi foi o primeiro código de leis da história e vigorou na Mesopotâmia, quando Hamurabi governou o primeiro império babilônico, entre 1792 e 1750 a.C. Esse código se baseava na Lei do Talião, que punia um criminoso de forma semelhante ao crime cometido, ou seja, “olho por olho, dente por dente”.

Existem várias idéias sobre as origens da Lei de Talião, mas uma ideia comum é que ela se desenvolveu à medida que as civilizações primitivas cresciam e um sistema menos estabelecido de retribuição de injustiças, rixas e vinganças ameaçava à sociedade.

Significado de dente – Dente era um dos detalhes sobre qual punição de retaliação deveria ser infligida ( Êxodo 21:24 ; Levítico 24:20 ; Deuteronômio 19:21 ).

A iraniana Ameneh Bahrami, de 34 anos, ficou desfigurada depois que um colega de faculdade com quem ela se recusou a casar atirou ácido em seu rosto. Em 2011, ela ganhou na justiça o direito de aplicar a Lei de Talião, em que poderia se vingar cegando o agressor.

Ele abriu meus olhos para as palavras do Senhor: “O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7). Que bênção é quando o Espírito do Senhor amplia nossa visão.

Hamurabi

Hamurabi elaborou seu código tendo como base a lei de talião, que ficou conhecida pela expressão “olho por olho, dente por dente”. A punição a ser imposta era proporcional ao crime cometido.

Hamurabi

Olho por olho, dente por dente
O Código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas pelo sexto rei da Suméria Hamurábi, da primeira dinastia babilônica, no século XVIII a.C., na Mesopotâmia.

Na verdade, Talião, originário do latim “Lex Talionis”, significa lei de tal tipo, condizendo com a ação na devida proporção da agressão. A justa reciprocidade do crime e da pena. Tal pena para tal crime. O mal que alguém faz a outro, deve retornar a este, através de um castigo imposto, na proporção daquele mal.

Quem foi Hamurabi? Sexto rei sumério, nascido em cerca de 1810 a.C em Babel da primeira dinastia babilônica dos Amoritas e o fundador do primeiro Império Babilônico, unificando o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor.

Pontos principais do código de Hamurábi:

  • não cumprimento de contrato;
  • lei de talião (olho por olho, dente por dente);
  • falso testemunho;
  • roubo e receptação;
  • estupro;
  • família;
  • escravos;
  • ajuda de fugitivos.

Código de Hamurabi

O Código de Hamurabi foi o primeiro código de leis da História e teve sua origem na Mesopotâmia enquanto era governada por Hamurabi, entre 1792 e 1750 a.C. Esse código tinha como base a lei de Talião, que punia o criminoso de forma semelhante ao crime cometido.

Pessoas indecisas, que não conseguem tomar uma decisão, podem ter dor de dente. Tudo é decidido por você, e você tem medo de analisar a situação por conta própria. Problemas para mastigar demonstram que você não consegue digerir as circunstâncias.

"Olho por olho, dente por dente" é uma expressão que significa vingança, e que o castigo deve ser dado na mesma proporção do dano causado. Olho por olho, dente por dente, é um dito popular que sugere uma punição do mesmo tamanho da ofensa.

Gênesis 34, 1-31.

Nilson Mendes. A lei de talião (do latim lex talionis: lex: lei e talis: tal, aparelho que reflete tudo), também dita pena de talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação. Esta lei é frequentemente expressa pela máxima olho por olho, dente por dente.

A lei de talião é encontrada em muitos códigos de leis antigas. Ela pode ser encontrada nos livros do Antigo Testamento do Êxodo, Levítico e Deuteronômio. Mas, originalmente, a lei aparece no código babilônico de Hamurabi (datado de 1770 a.C.), que antecede os livros de direito judeus por centenas de anos.

Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.

Provérbios 30:12-13
"Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, e que ainda não foi purificada da sua imundícia; há uma geração cujos olhos são altivos, e as suas pálpebras são levantadas em soberba."

Conhecida como Lei Feijó, em alusão ao então ministro da Justiça na época, padre Diogo Antônio Feijó (1784-1843), previa, em seu texto, proibir o tráfico transatlântico de escravos, então trazidos da África para o Brasil.