Quem deve ser responsabilizado pelos erros de um colaborador?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
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Lembre-se: existe uma coisa importante demais e que jamais pode ser esquecida: a responsabilidade é sempre, SEMPRE, da empresa. Não importa que seu funcionário tenha cometido o equívoco, ele estava lá, desempenhando aquela função, porque você o contratou.

Por meio da responsabilidade no trabalho o colaborador se torna mais proativo, acompanha o andamento dos processos e se preocupa em apresentar uma performance cada vez melhor para contribuir com o desenvolvimento da organização e de sua equipe.

Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.”

Um bom chefe é comunicativo e está em constante conexão e sintonia com o seu grupo de funcionários. Você não precisa e nem deve ser condescendente com funcionários que não respeitam as regras da empresa. Se algum deles não agir de acordo com o que for pedido, avise-o e diga que isso não poderá se repetir novamente.

Aprenda como superar um erro no trabalho

  1. Evite entrar em pânico. A primeira ação, ao perceber que errou, é não se desesperar. ...
  2. Reconheça seu erro e o assuma. Também é fundamental reconhecer e assumir. ...
  3. Fale com o gestor. ...
  4. Apresente soluções. ...
  5. Aprenda com o erro. ...
  6. Compartilhe seu aprendizado.

O responsável legal, por sua vez, é a pessoa física que recebe a incumbência de atuar em nome da empresa na prática de atos específicos, por meio de uma procuração.

Nos termos do artigo 462, caput, da CLT, ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

O atual Código Civil impõe a responsabilidade objetiva do empregador nos casos em que a situação envolve um risco potencial. Assim, o empregador, por conta do risco o qual a sua atividade empresarial envolve, tem a responsabilidade objetiva pelo dano causado.

O que é responsabilidade:
A palavra responsabilidade está relacionada com a palavra em latim respondere, que significa "responder, prometer em troca". Desta forma, uma pessoa que seja considerada responsável por uma situação ou por alguma coisa, terá que responder se alguma coisa corre de forma desastrosa.

A principal obrigação da empresa é a de proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável aos trabalhadores. Isso é feito através de ações que visam reduzir ou até mesmo eliminar os riscos de um funcionário sofrer um acidente.

Os diversos tipos de responsabilidade

  • Responsabilidade civil e responsabilidade penal ou criminal.
  • Responsabilidade subjetiva e objetiva.
  • Culpa presumida e responsabilidade objetiva.
  • Responsabilidade solidária e subsidiária.

Quebrei algo no trabalho. Sou obrigado (a) pagar? O Princípio da Intangibilidade Salarial não permite que o empregador proceda descontos infundados no salário do empregado (artigo 462, CLT).

A CLT dispõe ainda, em seu artigo 82, que o empregador que fornecer parte do salário mínimo como salário utilidade ou in natura, terá esta parte limitada a 70% (setenta por cento), ou seja, será garantido ao empregado o pagamento em dinheiro de no mínimo 30% (trinta por cento) do salário mínimo.

Dolo é a vontade livre e consciente do empregado em causar prejuízo ao empregado, ou seja, uma ação deliberada com a intenção ou na qual o empregado assume o risco de prejudicar a empresa. Assim, comprovado o dolo, o empregador poderá descontar do salário do empregado o valor correspondente ao dano causado.

Confira a seguir oito atitudes que surtem efeito negativo na gestão de equipes e, por isso, precisam ser evitadas pelos chefes.

  • Criar um clima de ansiedade e medo.
  • Delegar poucas tarefas e responsabilidades.
  • Dar um feedback pobre aos colaboradores.
  • Ser pouco claro sobre metas e expectativas.

Um bom líder no trabalho é responsável por monitorar o progresso da equipe, incentivar e envolver as pessoas no projeto, apontar falhas e também saber lidar com possíveis conflitos ou problemas.