Quem deve ser prioridade na vida do marido?

Perguntado por: dbernardes4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Se você é casado, seu cônjuge deve ser a sua próxima prioridade. Um homem casado deve amar sua esposa como Cristo amou a igreja (Efésios 5:25). A primeira prioridade de Cristo - depois da prioridade de obedecer e glorificar ao Pai - foi a Igreja.

“O cônjuge deve ser priorizado como adulto, como par e igual, com conversas profundas, longas e abrangentes sobre toda situação familiar”, enquanto os filhos devem receber um olhar de cuidado, suporte e orientação de acordo com as necessidades que apresentam, conforme sua faixa etária.

Deus é a prioridade número um se todo o coração, alma e força de alguém está comprometido a amá-lO. Se você é casado, seu cônjuge deve ser a sua próxima prioridade. Um homem casado deve amar sua esposa como Cristo amou a igreja (Efésios 5:25).

Se alguém me convida para um acontecimento, só poderei ir se for prioridade para mim, porque, se tenho outras prioridades preciso, de fato, corresponder a elas. Só participa do Reino de Deus: quem tem Deus em primeiro lugar; quem O prioriza em sua vida.

Além de serem corresponsáveis pela gestão de prioridades do lar e dos filhos, cada cônjuge deve ser o companheiro de jornada do outro, por isso "os casais precisam investir, de forma afetiva, diariamente no relacionamento", destaca Carmen. Isso começa na escolha diária de priorizar o cônjuge acima dos filhos.

Nunca te dá prioridade: se ele sempre tem mil planos e és a última prioridade da sua lista, é um sinal que o seu parceiro não te valoriza. E talvez seja o momento de pensar se vale à pena estar com alguém que não te considera importante.

1. Apoie e incentive seus sonhos, porque quando um homem faz dos projetos de sua mulher sua prioridade também, ele demonstra que ela tem valor. Nas pequenas ou grandes empreitadas da vida o marido deve encorajar e suportar sua parceira para que ela alcance seus objetivos.

Estudos mostram que os pais modernos passam mais tempo com os filhos que no passado, entretanto, eles não parecem mais felizes, independentes ou bem-sucedidos. Eles parecem mais perturbados, ansiosos e carentes. Para criar filhos saudáveis, basta priorizar o seu casamento e os filhos em segundo lugar.

Dessa forma a divisão ocorre da seguinte forma: Viúva: terá direito a 50% dos bens; Filhos: terão direito aos outros 50% que devem ser divididos por igual.

Sem distinção
Também têm direito a atendimento prioritário, segundo a lei, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas com obesidade. O texto vigente do Estatuto do Idoso, por sua vez, prevê, entre os idosos, prioridade especial aos maiores de 80 anos em relação aos demais.

Se um dos envolvidos no relacionamento só pensa em si e não consegue fazer nada pelo outro é porque essa relação já não tem mais tanta importância assim. Ou pelo menos nesse momento não é prioridade. “Se eu não faço nada pelo outro preciso pensar como me sentiria se ninguém fizesse nada por mim”, argumenta Eloísa.

Explique que você sente que não é prioridade.
Por outro lado, talvez isso ajude você a enxergar que ele não consegue fazer mais pelo relacionamento agora. O importante é ser honesta quanto às suas necessidades. "Você é muito importante pra mim, mas de uns tempos pra cá sinto que não sou prioridade na sua vida.

Como ser prioridade na vida de alguém? Se tornar prioridade é uma conquista que está diretamente relacionada com a forma como cada pessoa se valoriza. A pessoa que faz tudo por alguém, que não se coloca em primeiro lugar e que não tem amor-próprio, jamais será prioridade na vida de alguém.

Podemos concluir, portanto, que nossos pais devem ser os próximos na nossa lista de prioridade, depois de Deus, do nosso cônjuge e dos nossos filhos. Depois dos nossos pais, segue o resto da família (1 Timóteo 5:8) e então outros crentes.

De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos. Art. 1.566.

A primeira família: Adão e Eva
As primeiras pessoas na Terra formaram uma família. Desde o princípio, Deus abençoou e incentivou a formação de famílias, ordenando a Adão e Eva que frutificassem e se multiplicassem, e enchessem a Terra (ver Gênesis 1:28).

25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

37 E Jesus disse-lhe: aAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo.