Quem deve ser o chefe do SESMT?

Perguntado por: lrodrigues5 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O SESMT pode ser chefiado pelos profissionais mencionados, desde que eles tenham a qualificação necessária em Saúde e Segurança do Trabalho — ou seja, esse é um trabalho voltado para a equipe que integra o serviço e não para o administrador ou o gestor de Recursos Humanos, por exemplo.

5 dicas para otimizar o controle do SESMT, utilizando software integrado de SST & MA (EHS)

  1. Gestão de documentos. A área responsável pela saúde e segurança do trabalhador faz uso de muitos documentos importantes em sua rotina. ...
  2. Segurança dos dados. ...
  3. Integração sistêmica. ...
  4. Automatização de processos. ...
  5. Conheça a Nexo CS.

Enfermeiro do Trabalho
Graduado em Enfermagem e especializado em Enfermagem do Trabalho, esse profissional coordena ações de saúde no trabalho. Cabe a ele tanto o auxílio na composição e implementação do PCMSO quanto a orientação de técnicos e auxiliares de enfermagem.

Resolução: Psicólogo do Trabalho e Odontólogo do Trabalho não são profissionais obrigatórios nos SESMT.

Quem precisa seguir a NR 4? Toda e qualquer empresa, seja ela privada ou pública. A regra vale também para órgãos públicos e dos poderes Legislativo e Judiciário que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Cada profissional do SESMT tem uma função diferente e realiza importantes atividades para colaborar com a empresa e os trabalhadores. O médico do trabalho realiza consultas, tratam os pacientes, implementam ações de prevenção de doenças, além de ajudar na prevenção de doenças que podem ocorrer no ambiente de trabalho.

norma regulamentadora Nº 04/2016

SESMT significa Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, sendo regulamentado pela norma regulamentadora Nº 04/2016 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Desse modo, uma equipe SESMT pode ser composta por:

  • auxiliares de enfermagem;
  • técnicos de enfermagem;
  • enfermeiros do trabalho;
  • técnicos em segurança do trabalho;
  • engenheiros de segurança do trabalho;
  • médicos do trabalho.

SESMT significa Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. O seu objetivo é garantir um ambiente de trabalho mais seguro aos colaboradores, além de prevenir doenças ocupacionais. A gestão eficiente do SESMT é a maior responsável por diminuir riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

O SESMT comum pode ser organizado pelo sindicato ou associação de categoria econômica correspondente ou pelas próprias empresas.

5.11 O empregador designará entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão entre os titulares o vice-presidente. 5.12 Os membros da CIPA, eleitos e designados serão, empossados no primeiro dia útil após o término do mandato anterior.

SESMT: Tipos aceitos pelo sistema

  • INDIVIDUAL.
  • ESTADUAL.
  • REGIONAL.
  • CENTRALIZADO.
  • INDIVIDUAL COM OBRAS.
  • OBRA.

Toda Empresa É Obrigada a Contratar Um Médico Coordenador Para seu PCMSO? Não. A NR-7 em seu item 7.3.1.1 determina que: As empresas de grau de risco 1 e 2 com até 25 funcionários e as de grau de riscos 3 e 4, segundo os quadros da NR-4, com até 10 funcionários, são desobrigadas de constituir médico coordenador.

O técnico de segurança do trabalho é o único profissional que está presente em qualquer composição do SESMT.

Segundo a NR 4.4.2, os profissionais abaixo compõem o SESMT: Médico do Trabalho: Médico portador de curso em nível de pós graduação em Medicina do Trabalho ou portador de certificado de residência médica em área relacionada à saúde do trabalhador.

Ela estabelece a obrigatoriedade de contratação de profissionais da área de segurança e saúde do trabalho de acordo com o número de empregados e a natureza do risco da atividade econômica da empresa.

Grau de Risco 4 – Risco Alto
Nessa classificação encontram-se as empresas que mais precisam cumprir normas e leis de segurança por suas atividades oferecerem frequentemente alto risco para os profissionais.

O certificado e o laudo NR12 apenas podem ser emitidos por profissionais capacitados da área da engenharia. No caso de máquinas e equipamentos elétricos, instalações elétricas e qualquer outra parte que envolva eletricidade, o profissional qualificado é um engenheiro eletricista.

O dimensionamento do SESMT se faz com base no grau de risco da atividade principal e o número de funcionários no estabelecimento da empresa. O grau de risco é a informação que encontramos no Quadro I da NR 04, para então dimensionar o SESMT, com base no Quadro II da mesma Norma.

Continuar lendo O que é CIPA e Sesmt?