Quem deve saudar a bandeira?

Perguntado por: spaz . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Art. 24. Todo militar faz alto para a continência à Bandeira Nacional, ao Hino Nacional e ao Presidente da República.

A Bandeira Nacional deve ser hasteada de sol a sol, sendo permitido o seu uso à noite uma vez que se ache convenientemente iluminada. Parágrafo único. Normalmente, far-se-á o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas. Art.

Art . 22. o militar, quando tiver as duas mãos ocupadas, faz a continência individual tomando a posição de sentido, frente voltada para a direção perpendicular à do deslocamento do superior. § 1º Quando apenas uma das mãos estiver ocupada, a mão direita deve estar livre para executar a continência.

Art. 10. A Bandeira Nacional pode ser usada em tôdas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular.

Crime ou contravenção? "Destruir ou ultrajar a bandeira” e outros símbolos nacionais já foi considerado crime. O Decreto 898, de 1969, previa pena de detenção de 2 a 4 anos para esse tipo de ação. O decreto foi revogado pela Lei de Segurança Nacional de 1978, que definiu a pena de reclusão de 1 a 4 anos.

Como usar a bandeira nacional

  • nunca use a bandeira que esteja em mau estado de conservação;
  • não mude nem altere as cores e proporções;
  • não acrescente outras inscrições;
  • não use a bandeira como roupa, guardanapo, revestimento de tribuna ou de painéis.

Serviço público municipal - Trabalho remoto, com exceção para os serviços essenciais que necessitem ser executados de forma presencial. Museus e espaços culturais públicos municipais - Fechados. Transporte público coletivo - 50% de lotação. Vedado passageiros em pé.

Para que sua bandeira tenha uma maior durabilidade serão necessários alguns cuidados! I – Sempre que houverem chuvas e ventos fortes em sua cidade, arria-se imediatamente a bandeira do mastro evitando que ela se ricocheteie e rasgue nas extremidades.

É um respeito que temos entre nós, além de realizarmos às vezes em relação a pessoa que a gente tem uma certa admiração e respeito pelo tipo de atividade que desenvolve”, disse ele. “Cumprimentar um civil assim também é perfeitamente cabível.

Todo militar faz alto para a continência à Bandeira, ao Hino Nacional e ao Presidente da República. 19. Na continência ao Hino Nacional, o militar volta-se para banda militar que o executa, conservando-se nesta atitude enquanto durar a sua execução.

As Forças Armadas são tidas como a polícia maior, devendo atuar em casos extremos para garantir a segurança nacional, a soberania e a integridade territorial. Deve, portanto, garantir a ordem pública, que é base do Estado Democrático de Direito.

A Bandeira em mau estado de conservação, descolorida ou rasgada não pode simplesmente ser jogada no lixo. A Lei nº.

A atual lei também proíbe, por considerar manifestação de desrespeito à bandeira nacional, sua apresentação em mau estado de conservação ou a mudança de sua forma, cores, proporções, dístico ou o acréscimo de outras inscrições.

A Bandeira Nacional, quando não estiver em uso, deve ser guardada em local digno. Nas repartições públicas e organizações militares, quando a Bandeira é hasteada em mastro colocado no solo, sua largura não deve ser maior que 1/5 (um quinto) nem menor que 1/7 (um sétimo) da altura do respectivo mastro.

A regra indica que qualquer objeto ou reforma que transforme a aparência visível dos imóveis é proibida. Isso vale para pinturas não autorizadas, bandeiras políticas ou a roupa secando na janela.

A primeira indica que é uma forma de declarar a rendição perante uma força militar estrangeira. A segunda indica que uma Bandeira hasteada de cabeça para baixo, num navio ou noutro ponto significativo, significa um pedido de auxílio.

O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO
Os especialistas ainda reforçam que o Artigo 11 da Lei 5.700, chamada de Lei dos Símbolos Nacionais, que diz que “a bandeira nacional pode ser apresentada hasteada em mastro ou adriças, nos edifícios públicos ou particulares”, não é absoluto.

Rosa: representa a atração afetivo/sexual ao mesmo gênero (gay e lésbico); Azul: representa a atração afetivo/sexual ao gênero oposto (indivíduo heterossexual); Roxa: as faixas azul e rosa sobrepostas no centro formam uma sombra profunda que representa a atração afetivo/sexual a ambos os gêneros (bissexuais).

Segundo o texto, o símbolo nacional deverá localizar-se obrigatoriamente na manga esquerda ou do lado esquerdo do peito. Sua aplicação deverá obedecer às proporções estabelecidas pela Lei 5.700/71, que trata dos símbolos nacionais.

Continuar lendo Como saudar a bandeira?