Quem deve pagar a aliança?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

As alianças são responsabilidade do casal. É uma peça muito importante, que será usada pelos dois para sempre. Portanto, compartilhem esse momento. Já a aliança de noivado, aquela dada à noiva no pedido de casamento, essa pode (e deve) ser uma linda surpresa!

Em famílias mais tradicionais é costume da família da noiva assumir os gastos da cerimônia e festa de casamento, deixando para o noivo a lua de mel e a casa ou apartamento onde irão morar os noivos.

As alianças de casamento são as que vão acompanhar o casal por toda a vida. Feitas tradicionalmente em ouro, devem ser utilizadas na mão esquerda. A tradição diz que as alianças de casamento podem ser as mesmas do noivado, mas é necessário mudá-las da mão direita para a esquerda após oficializar o casamento.

Precisa aliança para casar no civil? Nada é obrigatório, mas existe sim o momento da troca das alianças no casamento civil, assim como no religioso.

O tipo de serviço varia muito com o que você deseja, o pacote básico pode começar em R$ 1.000 e chegar até R$ 8.000 em salões mais luxuosos, com tratamentos corporais pré wedding.

Um estudo realizado na Universidade de Michigan em 2019 descobriu que as pessoas que disseram sim entre as idades de 25 e 32 anos tinham maior probabilidade de ter um casamento bem-sucedido.

A prioridade deve ser local, buffet, música (se vai ser banda, dupla), definir o estilo do casamento, fotógrafo e decoração”, diz. “Seguidos dos itens menores, como cabelo, maquiagem, traje, dia da noiva ou do noivo.

Os noivos podem pagar pela igreja ou celebrante e outros detalhes da cerimônia. Geralmente, o noivo e seus familiares pagam também as alianças, o casamento civil e taxas das cerimônias.

Os mais tradicionais e que pretendem seguir o protocolo no dia de casamento não têm dúvidas: na mesa presidencial ficam os noivos, os pais e os padrinhos. Sim, os noivos com este perfil optam por partilhar a mesa com os respetivos pais e padrinhos.

Os prazos para a entrada da habilitação para casamento civil foram alterados recentemente por meio da Lei nº 14.382/2022. Antes, era necessário dar entrada no mínimo 30 dias antes da data do casamento. Agora é possível solicitar o casamento civil com no mínimo cinco e no máximo 90 dias de antecedência.

Então, se até mesmo uma das princesas mais importantes da realeza nos provou que reinventar joias é uma boa ideia, não há dúvidas do que fazer com a aliança de casamento pós divórcio. É possível derreter a aliança, aproveitar o metal nobre que compõe a peça, e caso haja alguma pedraria é possível reaproveitar também.

Ou seja, segundo a lei brasileira, neste contexto a ideia é de presente condicionado. Assim, o anel presenteado deve ser devolvido, se for solicitado por quem ofereceu, pois a finalidade principal da aliança de noivado foi desfeita.

O mais tradicional são os pajens e daminhas levarem as alianças em almofadinhas ou salvinhas de prata. E o legal é que hoje em dia tem várias maneiras diferentes de levar as alianças para o altar. Portanto está aí mais uma oportunidade de imprimir a identidade do casal na cerimônia.

São geralmente 2 ou 4 pessoas no total, mas pode variar dependendo do tipo de casamento. Também não precisam ser casal, mas precisam ser maiores de 18 anos.

PODE SE CASAR COM ALIANÇA DE PRATA? Não. A aliança compromisso prata é usada exclusivamente para o namoro, pois o material é considerado mais simples e portanto, não representa a fase no noivado e casamento.

Após agendar a data para realizar a cerimônia, o casal pode (deve) convidar duas testemunhas para comparecerem com os noivos no cartório para testemunharem a celebração. Essas testemunhas podem ser os padrinhos do casamento, amigos ou familiares, maiores de 18 anos e devem levar documento de identificação com foto.

Em relação à ordem, primeiro é o noivo quem coloca a aliança no dedo da noiva e depois a noiva no dedo do noivo.

Como vimos acima, o mais comum é que homem quando está noivo utilize alianças de noivado ou se preferir nada em seus dedos. Quando ele decide usar a aliança de noivado, precisa se usar na mão direita no dedo anelar. Já o anel de noivado deve ser usado na mão esquerda no dedo anelar.

Portanto, não importa há quanto tempo vocês estejam juntos ou quão entrelaçadas suas vidas estejam umas com as outras, um noivado é uma mudança definitiva. O seu relacionamento não vai passar somente por transformações internas, mas também no aspecto social, as pessoas vão enxergar o casal com outros olhos.