Quem deve evitar a caminhada?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Caminhar não exige habilidade especial, equipamentos, parceiros, local específico, pode ser praticada por pessoas de todas as idades e não exige a realização de exames clínicos preventivos, a não ser em casos específicos como pessoas com obesidade mórbida ou alguém que sinta algum tipo de dor ou incômodo no corpo.

Os riscos da caminhada são quase inexistentes, mas podem existir caso a pessoa não tenha um acompanhamento médico ou se o ritmo da caminhada for muito pesado. Caminhar melhora a circulação sangüínea, a atividade do coração e contribui para a diminuição de riscos de problemas cardíacos.

“É comum ver lesões de quadril e joelho pela prática da caminhada sem o fortalecimento dos músculos. Se a intensidade da atividade está alta e a massa muscular não está pronta para aquilo, vão aparecer problemas”, alerta Braga.

Caminhar pelo menos 30 minutos por dia, de 3 a 4 vezes por semana e manter a regularidade da atividade física; Variar a intensidade e a velocidade da caminhada; Evitar a monotonia, procurando variar o percurso.

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

Enquanto a caminhada logo durante a manhã ajuda a injetar aquele combustível para você iniciar o seu dia, caminhar à noite ajuda o seu corpo a reduzir os níveis de cortisol e elimina o estresse. Assim, fazer alguma atividade nesse horário pode ser o segredo para terminar o seu dia bem e relaxado.

No fim do dia de caminhada, é importante ingerir bastante água e líquidos ricos em carboidratos para ajudar na reidratação, como sucos e vitaminas. Logo após o fim do esforço físico, deve-se consumir uma barra de cereal proteica ou um suplemento de proteína para iniciar o processo de recuperação muscular.

Caminhada de manhã
Depois de caminhar, prefira alimentos que combinem carboidratos com proteínas, como pão integral com ovo mexido ou uma banana com chia ou aveia.

Andar faz bem a qualquer hora do dia ou da noite, mas estudos indicam que caminhar de manhã traz benefícios adicionais. O que está em jogo aqui não é apenas o valor do movimento, mas também da luz.

É o que indica a mais nova recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). De acordo com a entidade, adultos devem realizar de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana. Simplificando: 22 a 43 minutos por dia.

Dor lombar. O sedentarismo aumenta o risco de dores na lombar. De maneira inversa, quem está fisicamente ativo pode diminuir o risco de sofrer com elas. Ou seja, caso apareça dor na região, quem mantém uma rotina de atividades físicas, tende a não sofrer com o problema.

Como um exercício aeróbico que promove queima calórica, a caminhada permite perder a barriga e é eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

Caminhar pode ser melhor que ir à academia, diz pesquisa - Folha de Boa Vista. Pesquisas recentes afirmam que, nos programas de redução de peso, as atividades aeróbicas são bem mais eficientes que a musculação. Ou seja, quem precisa emagrecer deve investir em atividades como corrida ou caminhada rápida.

Fazer caminhada ou corrida pode ajudar. Os músculos ficam tonificados e definidos, principalmente nas coxas, no bumbum e nas pernas. Quando as duas atividades físicas são intercaladas durante o treino, os resultados são ainda mais eficazes. Nesse caso, o emagrecimento e o ganho de músculos ocorre de forma mais rápida.

Caminhada em jejum faz emagrecer mais rápido
A prática de atividade física aeróbica em jejum auxilia no processo de emagrecimento, porque a fonte de energia usada é a gordura acumulada no corpo. Desse modo, é possível queimar gordura e aumentar o gasto calórico.

"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.