Quem deve entrar primeiro no restaurante?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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O homem deve entrar sempre na frente da mulher (como a etiqueta tradicional é machista, não?) para desbravar a fila e conversar com o maitre. Depois da espera (se houver), o casal se dirige calmamente para a mesa indicada, sem ficar olhando para os lados, como se estivesse procurando alguém.

Sirva um cliente pelo lado esquerdo dele, usando sua mão esquerda e limpe pelo lado direito, usando sua mão direita. Talheres cruzados em um X significa que a pessoa ainda não terminou a sua refeição.

As senhoras são servidas primeiro. à Inglesa Indireto - para este serviço a arrumação da mesa pode se limitar aos talheres, copos, guardanapos e souplats.

Deve-se começar a servir pelas crianças, depois pelas mulheres, e em seguida os homens. Ao finalizar a refeição, pratos e taças devem ser retirados pela direita.

Assim como bancos, farmácias, lojas e demais estabelecimentos comerciais, os restaurantes também devem seguir a lei que garante atendimento prioritário para gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, portadoras de deficiência, autismo ou fibromialgia.

No Brasil, é comum ver em restaurantes casais sentados lado a lado à mesa - o que gera muita repercussão entre estrangeiros, que não estão habituados a esse tipo de comportamento. No entanto, no que diz respeito à etiqueta de casal ao sentar à mesa, o correto é que o casal sente-se um na frente do outro.

Em restaurantes informais – e ocasiões sociais, os casais podem sentar-se lado a lado ou mesmo “de quina”: um em cada face da mesa quadrada. Em uma ocasião de encontro de negócios – o recomendado é sentar-se um em frente ao outro (no caso de homem e mulher não casados e simplesmente colegas de trabalho).

A regra de etiqueta social indica que não é de bom tom, por exemplo, chegar a um local e não cumprimentar os outros, já que quem chega aos locais é quem deve cumprimentar os demais, e não o contrário.

A primeira regra de etiqueta passa pelo campo da gratidão. Ao ser convidado para um evento festivo leve em consideração que você foi escolhido entre outras muitas pessoas. E isso significa que você é, de alguma forma, importante para os anfitriões.

Seja específico – simplesmente dizer que não gostou de um prato não é motivo para devolvê-lo à cozinha. É preciso explicar o motivo e se o garçom foi alertado antes sobre a sua preferência. Seja educado – este quesito é apontado como um dos determinantes na hora de resolver uma reclamação.

O garçom deve se colocar à disposição da clientela, sugerir os pratos do dia e fornecer quaisquer outras informações que sejam solicitadas. O garçom tem papel fundamental no atendimento. Durante a interação com o consumidor, os garçons devem sorrir e manter um clima leve e de bem-estar para com os frequentadores.

O correto mesmo é levantar um pouco a mão, ao observar que ele está olhando na direção de sua mesa. É de muito mal gosto chamar o graçom de chefe, amigo, assobiar, estalar os dedos, ou mesmo o indefectivel psiu. Se ele não percebeu sua mão levantada, um "por favor" num tom adequado, sem espalhafato também resolve,.

Bom, segundo as regras de etiqueta, a faca é usada com a mão direita para cortar o alimento. Depois de cortado o alimento, a faca é depositada na borda do prato, e o garfo é passado para a mão direita, para que este possa levar o alimento à boca. E isso é repetido sempre ao cortarmos um alimento qualquer.

A ordem dos pratos, de baixo para cima, é: sousplat, prato raso e prato de salada ou, em alguns casos, prato fundo. O sousplat permanece na mesa até o fim da refeição. Entrada, prato principal e sobremesa são servidos nos pratos de salada e rasos que são colocados em cima do sousplat.

Agora sim, confira a ordem ideal do roteiro de jantar:

  1. Primeiro, o aperitivo. Nada como um bom aperitivo para abrir o apetite antes da refeição. ...
  2. Em seguida, a famosa entrada. ...
  3. O esperado prato principal. ...
  4. Extra: os queijos são grandes aliados. ...
  5. A tradicional sobremesa. ...
  6. Para finalizar, café ou licor.

O maître. Tendo como base uma visão geral da profissão, a Norma Brasileira para Maître (NIH – 07 de 2002) menciona que este é o responsável pelo planejamento e supervisão do serviço de atendimento ao cliente.

As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta lei”.

Atualmente, a Lei 10.048/00 já assegura atendimento prioritário na administração pública a idosos (60 anos ou mais), mas não faz distinção entre eles. Também têm direito a atendimento prioritário, segundo a lei, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas com obesidade.

Está em vigor a Lei 14.364/22, que garante a pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos a presença de acompanhante ou atendente pessoal sempre que imprescindível à consecução das prioridades legais a que têm direito.

Ao sentarem nos lados opostos da mesa, a atenção natural dos olhos estará volta a frente, isto é, ao outro, e poderão conversar olhando um para o outro, além de que a mesa fica "fechada" para os olhares alheios. A regra diz que isso deve ser feito até mesmo quando estão vários casais à mesa.