Quem deve dar baixa no CNIS?

Perguntado por: afelix8 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Para quem contribuiu como autônomo, se o código de contribuinte informado estiver errado, as contribuições não são registradas no Cnis, e os valores pagos ficam fora do cálculo da aposentadoria. No próprio extrato o profissional pode conferir se há pendências a serem resolvidas.

Você vai precisar buscar documentos para, em seguida, pedir a correção junto ao INSS. Por isso, se você tem a carteira de trabalho ou os carnês de contribuição pagos de modo correto, isso já pode ser usado para comprovar vínculo empregatício e períodos trabalhados.

Principalmente se você já tem muitos anos trabalhados e com contribuições efetivadas. Então, caso faltem informações ou contribuições, será necessário atualizar seus dados no CNIS.

Emitir Extrato de Contribuição (CNIS)

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de contribuição”;
  3. Clique em “Baixar PDF”.

Como atualizar o CNIS pelo aplicativo? Fazer login no site ou aplicativo Meu INSS; Clicar em 'Do que você precisa? '; Procurar por 'extrato de contribuição' e selecionar o serviço; Por fim, clicar em 'Baixar PDF' e terá o extrato do CNIS em mãos.

Não há como prever quanto tempo esse processo pode demorar, pois depende da quantidade de pedidos que tem no INSS, mas, pode-se afirmar que leva mais de um ano. Logo, se você já está pensando em se aposentar ou pedir algum benefício, realize, o quanto antes, o pedido de atualização do CNIS.

Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.

O vínculo aberto ocorre quando o empregador (patrão) deixa de dar baixa no vínculo do empregado quando ele para de trabalhar na empresa. Dessa forma, este vínculo fica EM ABERTO no INSS.

Quem alimenta os dados do CNIS? O CNIS pode ser alimentado pelos empregadores, órgãos públicos, sindicatos e pelo próprio segurado.

Se a pendência de vínculo extemporâneo não tratado está aparecendo no seu CNIS, basta reunir provas de que você trabalhou na época para validar o período de contribuição da época. Em seguida, dirija-se a uma agência da Previdência Social (faça o agendamento antes) para regularizar essa pendência.

g) Retificação e atualização cadastral do Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS, bem como solicitação de cópia de processo administrativo e outros requerimentos administrativos não contemplados nas demais alíneas desse artigo: R$ 1.500,00.

Para saber se o extrato previdenciário (CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais) está correto é preciso consultar o site do INSS e requerer o extrato, também é possível realizar a consulta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

Quando constar esse indicador significa o vínculo foi confirmado pelo INSS e vale para todos os efeitos.

Esta mensagem é apresentada quando seus dados cadastrais estão diferentes nas bases de dados do Governo Federal. Para mais informações e orientações compareça à um Posto de Atendimento do Ministério do Trabalho, visto que essa divergência pode causar transtornos futuros.

Acesse o site da Receita Federal.

  1. Passo 2. Na tela inicial, clique na opção CPF.
  2. Passo 3. Depois, clique em “Alterar Cadastro CPF”.
  3. Passo 4. Role a tela até chegar à seção “Onde solicitar a alteração”. ...
  4. Passo 5. Um formulário será aberto para que você faça as alterações cadastrais necessários. ...
  5. Passo 6.

A partir do dia 21 o extrato de crédito já estará liberado no site ou aplicativo Meu INSS. Os pagamentos para quem recebe até um salário mínimo vão começar no dia 25 de maio e vão até 7 de junho.