Quem deve cortar a unha do bebê pela primeira vez?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Vários bebês já nascem com as unhas um pouco grandes, e o primeiro corte muitas vezes é realizado na própria maternidade pela equipe de enfermagem neonatal. No início, as unhas são mais fininhas, flexíveis e até quebradiças - e é normal mamães e papais terem certa dificuldade para cortá-las.

Entretanto, é importante que elas sejam específicas para bebês e sejam esterilizadas com álcool 70. Já para o corte das unhas em si, os pais podem escolher entre os cortadores infantis específicos ou a tesoura para bebês, que tem a ponta arredondada. Ambos devem ser higienizados antes do uso.

Os mais antigos diziam que cortar as unhas de noite iria trazer má sorte. Claro que é pura lenda e os cuidados com as unhas podem e devem ser tomados a qualquer hora do dia. Lembrando que qualquer procedimento precisa ser tratado com um profissional certificado.

Produtos para cuidados como toalha umedecida, shampoo, sabonete, cortador de unhas próprio para bebês dentre outros utensílios que julgue necessário. Estas são coisas essenciais, podendo é claro mais itens serem inclusos a lista!

quatro meses

Para fazer o primeiro corte “oficial” do cabelo do seu bebê, aquele feito por um profissional, o ideal é esperar que o bebê tenha pelo menos três ou quatro meses, pois nessa fase ele já conseguirá manter a cabeça erguida sozinho enquanto você o segura em seu colo.

Segure a mãozinha da criança, pressionando a ponta do dedo para baixo, deixando a unha mais visível; Realize um corte reto e não busque arredondar os cantos; Não deixe a unha muito curta para reduzir o risco de inflamações; Se necessário, lixe os cantos das unhas para que o bebê não se arranhe.

Colocar uma moeda no umbigo para evitar hérnia
Também existiam pessoas que colocavam uma moeda no coto umbilical do recém-nascido na tentativa de evitar a formação de hérnia no local.

O que podem ser boas soluções:

  1. cortar as unhas.
  2. usar umas luvas (até podem ser uma meias nas mãos)
  3. embrulhar o bebé numa trouxa para dormir (swaddle)

Manter as unhas do bebê cortadas corretamente é super importante para protegê-lo de arranhões e doenças! Unhas compridas aumentam a chance de ele machucar os olhinhos ou o rosto e também podem acumular sujeiras - o que é um perigo, já que recém-nascidos costumam colocar a mão na boca com frequência!

A tesourinha de bebê com luvinha inclusa é ideal para os mais receosos. A luva de bebê permite que apenas o dedo cuja unha será cortada fique exposto, fazendo com que a tesourinha não encoste nos outros dedos. É importante que a tesoura não tenha ponta fina, para evitar machucar o bebê.

Quando a unha estiver bem comprida e os pais seguros, podem usar uma tesoura sem ponta ou um cortador de unhas próprios para os bebês. Lembre-se de segurar bem os pezinhos e as mãozinhas para evitar acidentes.

"No caso de recém nascidos, a recomendação é usar unicamente a lixa de unhas. Para bebês um pouco maiores, o cortador", afirma a pediatra Priscila Zanotti. O ideal é que o corte seja reto e que permita que os cantos cresçam para fora da pele. Para cortar, segure a pele do dedo para baixo e faça o corte.

Se você acidentalmente cortar a pele do seu bebê e ele sangrar, pressione suavemente um pano macio no corte até que o sangramento pare. Não coloque um curativo porque seu bebê pode chupá-lo. E, se o corte o preocupar, leve seu bebê imediatamente ao pediatra.

Outra maneira de aparar as unhas sem causar dor é lixar, utilizando uma lixa especial para bebês. Dessa forma, podemos evitar que o bebê se arranhe. Também para evitar que acabe enganchando as unhas nas roupinhas ou mesmo que acabem se levantando. Em geral, as unhas dos recém nascidos possuem uma ponta mais pontuda.

Por medida de segurança, os pediatras do Vila da Serra recomendam que o furo da orelhinha e o corte da unha do recém-nascido sejam realizados preferencialmente em casa, livre do ambiente hospitalar.

01 cobertor (caso sejam dias frios) 02 Toalhas de banho com forro mais fino e delicado (toalhas fralda) 01 shampoo/sabonete líquido glicerinado (o mais indicado para recém-nascidos) 01 pacote de algodão (para higienizar o bumbum)

Guarde uma mecha do primeiro corte
Mantenha-a. No futuro, seu filho ou sua filha ficará muito feliz com a recordação. Sem contar que, sempre que você olhar para essa mecha, lembrará até do cheirinho dos cabelos do bebê.