Quem deve à faculdade pode pegar o diploma?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

A instituição de ensino só pode valer-se dos meios legais de cobrança, sendo ilegal a negativa de expedição do diploma em razão da existência de débitos.

4 dicas para ajudar a quitar a dívida com a faculdade

  1. Reduzir gastos. A primeira é a mais lógica de todas. ...
  2. Fazer renda extra. ...
  3. Negociar descontos. ...
  4. Contratar um empréstimo.

O diploma só pode ser emitido por Instituições de Ensino Superior (IES) nas quais o curso, ao qual o diploma faz referência, seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Sim, independente de em qual ou quantas matérias você reprovou você pode colar grau de forma simbólica.

Primeiramente, é preciso esclarecer que não há um prazo máximo para a entrega do diploma. Dessa forma, o Ministério da Educação apenas impõe um período para emissão e registro, sendo de 60 dias para qualquer instituição de ensino.

cinco anos

O prazo de prescrição da cobrança de mensalidade escolar, por se tratar de dívida líquida constante de instrumento particular, é de cinco anos, conforme disposto no artigo 206 , § 5º , inciso I , do Código Civil .

Aluno inadimplente não pode ser impedido de participar da colação de grau. Como se sabe, é dever o aluno pagar pela mensalidade escolar, seja no ensino básico, no médio ou no superior. Entretanto, o fato de o aluno estar inadimplente não pode obstar a expedição de diploma de conclusão de curso e/ou a colação de grau.

Pena - detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência. Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

A faculdade pode sujar o nome se eu não pagar a mensalidade? Sim. Aliás, há um grande risco de isso ocorrer, já que não há nenhuma lei que impeça as instituições de ensino de registrar o nome do estudante nos órgãos de proteção ao crédito em caso de não pagamento de mensalidades.

A principal solução para regularizar a inadimplência na faculdade, é comparecer pessoalmente até a instituição de ensino, procurar o setor financeiro e tentar um acordo de renegociação. Na maioria dos casos, eles apresentam boas possibilidades de parcelamento da dívida que cabem no seu bolso.

O que a instituição pode fazer é negar que o aluno com dívidas faça a rematrícula. Vale ressaltar que ela também pode negativar o nome do estudante. Sobre sua transferência, saiba que mesmo com o nome negativado poderá efetuar a matrícula em uma nova Instituição de Ensino Superior (IES).

O certificado de conclusão de curso é o único documento capaz de substituir um diploma de graduação, ainda que apenas de forma provisória.

Atualmente, já é possível emitir o diploma como documento nato-digital, ou seja, aquele que adota o formato digital desde a sua origem, tendo a mesma validade jurídica do documento físico, em papel.

Como já ressaltamos, a maioria das escolas só aceitam que o aluno realize recuperação final em três disciplinas, por isso, se após realizar suas contas perceber que não atingiu a média em três disciplinas ou menos, que dizer que ainda há tempo.

As disciplinas na faculdade
Diferentemente do colégio, no Ensino Superior você não repete de ano — nem de semestre — se reprovar em uma disciplina. Cada matéria do curso está vinculada a um período, mas elas também são independentes. Isso quer dizer que você tem liberdade para montar sua grade de horários.

Em faculdades particulares, quando o aluno reprova em alguma disciplina, ele fica incumbido de pagar uma taxa para poder repetir a matéria que ficou em dependência. O preço é proporcional à matéria cursada e é incluso nas mensalidades, mas também pode variar conforme a instituição.

O interessado deve acessar a página do serviço , imprimir o requerimento de solicitação e se dirigir ao Protocolo Central da UFF (GPCA/AD) para emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e dar entrada no processo de solicitação, munido dos seguintes documentos: requerimento escolar, GRU paga, Carteira de Identidade e ...

O Projeto de Lei 2502/22 altera as regras para o aproveitamento de estudos por instituições de ensino superior, observado o prazo máximo de dez anos após a conclusão das disciplinas com aprovação.