Quem Deus usou para curar a cegueira de Paulo?

Perguntado por: dsalgado . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Ananias tinha o sacerdócio e colocou as mãos sobre a cabeça de Saulo e o abençoou para que recuperasse a visão. Depois que foi curado, Saulo foi batizado e recebeu o dom do Espírito Santo.

Os companheiros de Saulo ouviram a voz, mas não viram ninguém. Saulo ficou cego, e foi levado a casa de Judas na Rua Direita em Damasco, onde ele ficou três dias sem comer e sem beber. O Senhor explicou à Ananias onde encontrar Saulo e orando entrou na casa. Curou Saulo e falou para ele de Jesus.

Resumo: No Evangelho de João, encontramos uma narrativa, que é a Cura do Cego de Nascença (Jo 9, 6-7). Nesta narrativa, Jesus cospe na terra, faz lama com saliva, unta com esta lama os olhos do cego e manda-o lavar na piscina de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele vai lavar-se e volta de lá curado.

Bartimeu

Dentre os relatos de milagres, no Evangelho de Marcos, está o da cura de Bartimeu (10,46-52), cego mendigo de Jericó. Sua fé no poder de Jesus salvou-o de sua cegueira física, bem como o capacitou a ver em Jesus de Nazaré, o Filho de Davi.

Conversão ao Cristianismo
A caminho de Damasco, Saulo teve a visão de uma luz incandescente e ouviu a voz de Jesus que lhe indaga sobre as perseguições. No mesmo instante ficou cego e durante três dias entregou-se às orações.

ALGUNS PRINCÍPIOS, DOUTRINAS E EVENTOS IMPORTANTES. Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Numa visão, Jesus disse a Ananias que procurasse Saulo. Ananias tinha o sacerdócio e colocou as mãos sobre a cabeça de Saulo e o abençoou para que recuperasse a visão. Depois que foi curado, Saulo foi batizado e recebeu o dom do Espírito Santo.

Bereia Paulo, Silas e Timóteo encontraram nobres almas para ensinar durante a segunda viagem missionária de Paulo. Os judeus de Tessalônica os seguiram e perseguiram (At. 17:10–13).

Paulo, do nascimento aos 28 anos de idade foi o judeu observante (Gl 1, 13.23; ICor 15,9; Fl 3,6); dos 28 aos 41 anos de idade o convertido fervoroso (At 9,3-19); dos 41 aos 53 anos de idade o missionário itinerante (At 9,20-25;); De 53 até a morte aos 62 anos de idade o prisioneiro e o organizador das comunidades.

Em meio a esta confusão surge uma voz que o interroga dizendo: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Ele perguntou: “Quem és, Senhor?” E a resposta: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo...”. (Atos 9:5). No mesmo instante ele fica cego, vulnerável.

Um fato foi fundamental para Paulo deixar a perseguição de lado. Em uma data entre os anos 33 e 36, Paulo viajava de Jerusalém a Damasco, atual capital da Síria, com o objetivo de prender cristãos. Chegando ao destino, o futuro santo teria tido uma visão de uma luz tão brilhante que ficou cego por três dias.

Jesus fez um pouco de barro com a terra e colocou nos olhos do cego. Depois disse ao homem que lavasse os olhos. Assim que o homem tirou o barro dos olhos, começou a enxergar! Quando os vizinhos o viram, não tiveram certeza de quem ele era.

Para a sociedade do tempo, ser cego implicava ser incapaz e ser um defeito cúltico, pois os cegos não podiam atuar como sacerdotes (cf. Lv 21,18).

Ao sair da cidade de Jericó, um cego, chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho, suplica a Jesus: “Filho de Davi, Jesus tem compaixão de mim! ”. Ao ouvi-lo, Ele se detém e pergunta-lhe: “O que queres que eu te faça? ”. Trêmulo no corpo, firme no espírito, o cego responde: “Senhor, que eu possa ver novamente”.

É a famosa cura do cego Timeu, ou Bartimeu. O cego Bartimeu, filho de Timeu, estava nas portas da cidade de Jericó, e Jesus, saindo da cidade em direção a Jerusalém juntamente com uma multidão, é interpelado a gritos pelo cego.

Judas Tadeu

Na trama bíblica da Record TV, Judas Tadeu era cego de nascença e foi curado por Jesus no tanque de Silóe, como é relatado em João 9.

Antes de curar o homem que havia nascido cego, Jesus declarou: “Sou a luz do mundo”. (João 9:5) De quais maneiras Jesus concedeu a luz ao homem cego? (Ver João 9:6–7, 35–38.) O homem que havia nascido cego testificou várias vezes que Jesus o curara.