Quem Deus rejeitou na Bíblia?

Perguntado por: vpereira6 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

Jônatas e Saul lideraram os israelitas à vitória na batalha contra os filisteus. Saul novamente desobedeceu ao Senhor não cumprindo Seu mandamento de destruir os amalequitas e todos os seus animais, e o Senhor rejeitou Saul como o rei de Israel.

26 Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel. 27 E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela borda da capa, e a rasgou.

A rebeldia e a falta de arrependimento foram os principais motivos pelo qual Saul acabou escanteado. O ex-camponês foi julgado depois de deixar de ser o homem humilde que era antes de ser ungido por Samuel (Roberto Birindelli).

Jeremias

Jeremias 26 relata que Jeremias profetizou que o povo precisaria arrepender-se ou seria levado cativo. Devido a sua mensagem, que ainda dava alguma esperança de livramento por meio do arrependimento, os líderes de Judá quiseram que Jeremias fosse morto.

Saul novamente desobedeceu ao Senhor não cumprindo Seu mandamento de destruir os amalequitas e todos os seus animais, e o Senhor rejeitou Saul como o rei de Israel.

O rei Saul cometeu o pecado de desobediência e orgulho . Ele temia e obedecia a voz do homem em vez da voz de Deus.

Ao ouvir o que sofreria por não ter obedecido à palavra do Senhor, mas ter andado conforme o seu próprio coração, Davi ficaria desesperado e um forte sentimento de dependência de Deus brotaria em sua alma. Isso o aproximaria novamente do Senhor e abriria as portas para a sua restauração.

Introdução. O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Saul: o rei rejeitado
Terceira vez: “Até quando você [Samuel] terá pena de Saul, se eu o rejeitei como rei de Israel?…” (1Sm 16.1). Nesse último versículo vê-se que nem mesmo o sentimento de compaixão do profeta Samuel pode impedir a rejeição do reino de Saul por parte de Deus.

Os israelitas não quiseram seguir Samuel. Exigiram um rei! Rejeitaram o Senhor como seu rei. O capítulo 8 de I Samuel relata que o Senhor consolou Samuel, dizendo que o povo não tinha rejeitado Samuel, mas, sim, o Senhor.

22 E sede acumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é aouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.

Davi pede perdão depois de ter-se achegado a Bate-Seba — Ele roga: Cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto. Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã foi a ele, depois de Davi achegar-se a Bate-Seba.

Na luta contra os filisteus, os três irmãos mais velhos de Davi haviam se alistado para a guerra, servindo o rei Saul. Davi, o irmão mais novo, entrou na corte de Saul como harpista, o músico que acalmava o espírito perturbado do rei, e também cuidava do rebanho de seu pai em Belém.

Tal como Jeremias e Joseph Smith, Habacuque fez perguntas sinceras e audaciosas a Deus que denotavam preocupação por seu povo e com os planos que o Senhor tinha para eles.

Isaías ensinou que o Salvador seria desprezado e rejeitado, maltratado e afligido, que suportaria nossas dores e seria ferido por nossas transgressões.

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Filho de Quis, da tribo de Benjamim, Saul teria nascido por volta de 1066 a.C. e reinado por quarenta anos, embora haja controvérsias quanto à duração exata do seu reinado.

Saul foi o primeiro rei de Israel.
Ele desobedeceu a Deus, tendo uma conduta reprovável. Saul tinha inveja de Davi e tentou matá-lo inúmeras vezes. Por fim, Saul cometeu o suicídio.

Porém Jeroboão que liderou a revolta das tribos de Israel sempre é lembrado como aquele que fez o mal aos olhos do Senhor. Sabe-se que os redatores falam de Omri e Acab, como reis de Israel que fizeram mais mal que todos os reis anteriores.