Quem Deus chamou no lagar?

Perguntado por: zaguiar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Ali naquele lagar Deus chamou Gideão que se tornou um homem forte e preparado. A partir daquele momento não teve mais medo nem precisou mais se esconder de ninguém.

É a palavra que tem o bom perfume de Cristo. A base da Palavra agora é a Rocha, é Jesus Revelado. O trigo no lagar jamais seria descoberto pelo inimigo, porque o normal era malhar o trigo na eira (chão de barro batido). O inimigo não tem acesso à Palavra Revelada, ele não tem argumentos contra ela.

O chamado de Gideão é o chamado mais proeminente de um juiz em todo o livro. Gideão é chamado para julgar Israel depois que eles fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, resultando em Deus entregá-los nas mãos dos midianitas. Os midianitas impiedosamente oprimiram Israel por sete anos (Juízes 6:1).

Grande tonel ou tanque em que várias pessoas podiam trabalhar juntas pisando as uvas. Com isso espremiam o suco, que então era coletado em vasilhames.

Para ter certeza de que o Senhor estaria a seu lado, o que Gideão pediu-Lhe que fizesse com o novelo de lã? (Juízes 6:37–40; explique-lhes que Gideão não buscava um sinal de que o Pai Celestial era o Deus verdadeiro, mas precisava certificar-se de que o Senhor estaria com ele na batalha.)

Por meio de um anjo, o Senhor chamou Gideão para libertar Israel. Gideão e seu exército de 300 homens derrotaram o imenso exército dos midianitas.

Saiba mais sobre nós. Israel torna-se cativo dos midianitas — Um anjo aparece a Gideão e ordena-lhe que liberte Israel — Gideão derruba o altar de Baal, o Espírito do Senhor repousa sobre ele, e o Senhor dá-lhe um sinal de que ele está sendo chamado para libertar Israel.

Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, filho da promessa.

Lagar é o local onde se pisam frutos para separar sua parte líquida da massa sólida, como as azeitonas para fazer azeite ou as uvas para elaborar vinho.

Quando a história de Gideão começa, os israelitas estão sendo aterrorizados pelos midianitas por sete anos. Os israelitas clamam ao Senhor por ajuda, e Deus os lembra de tudo o que fez por eles no passado. A história de Gideão pode nos ensinar muito sobre obedecer a Deus mesmo quando duvidamos.

Durante a noite, cercariam o acampamento dos midianitas com tochas, trombetas e cântaros vazios. Segundo a ordem de Gideão, eles iam tocar as trombetas, gritar e quebrar os cântaros. Os midianitas saíram das suas cabanas totalmente desnorteados, e Deus deu ao seu povo uma vitória total sobre estes opressores.

Os 300 de Gideão e os 300 de Esparta nos ensinam fabulosas lições de como ser vitorioso, com muitos ou poucos; o importante é estar imbuídos da mesma convicção de que é possível alcançar o alvo.

otniel

otniel foi o primeiro juiz de israel depois de Josué. Ele livrou a terra da opressão do rei da Mesopotâmia.

O lagar era um lugar parecido com um grande tanque onde se colocavam as uvas e com os pés elas eram amassadas para sair o caldo que se transforma em vinho. Gideão estava dentro de um lagar, lugar apertado para bater o trigo, mas era um local seguro porque não poderia ser visto pelas pessoas.