Quem determina os limites de um município?

Perguntado por: tgomes . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

A poligonal de um Município, a linha que o delimita, é definida pela Lei de Criação do Município, e muitas vezes essa lei, não por interesses escusos, mas por falta da devida atenção, do critério necessário ou de assessoria técnica para definir esse perímetro, essa descrição da poligonal que define o Município — há ...

As linhas são chamadas de divisas.

É a linha imaginária que divide um espaço do outro. Os limites indicam onde começa o território de um país e onde termina o de outro. Os limites podem ser naturais (rios, cadeias de montanha...) ou artificiais (definidos pelas pessoas).

O conceito de limite relaciona-se com a ideia de divisão, que muitas pessoas imaginam pertencer à ideia de fronteira, o que não é correto. O limite é a divisão entre uma unidade territorial e outra, geralmente entre dois países.

Por cidade, entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.

O tipo mais comum de fronteira é a física ou geográfica. Uma fronteira geográfica é uma barreira natural entre duas áreas. Rios, cadeias de montanhas, oceanos e desertos podem servir como fonteiras físicas. Muitas vezes, as fronteiras políticas entre países se formam ao longo dos limites físicos.

Em geral, acidentes geográficos marcam a fronteira que aparece nos mapas. O motivo é prático: montanhas, rios, lagos e braços de mar servem para dividir territórios com mais segurança e dificultam as tentativas de invasão.

A Lei Orgânica Municipal é a lei maior de uma cidade. A LOM, como é chamada, é um conjunto de normas que disciplina as regras de funcionamento da administração pública e dos poderes municipais. Em linhas gerais, a Lei Orgânica é uma espécie de Constituição do município.

A Lei Orgânica tem a contribuição equivalente à Constituição, porém aplicada no âmbito municipal. É considerada a lei mais importante, em que cada município realiza a sua própria elaboração e a Mesa Diretora legítima a promulgação.

São os limites dos costumes e da tradição, mais elásticos nas sociedades mais modernas e desenvolvidas e menos elásticos em sociedades ainda marcadas por sobrevivências culturais arcaicas, como a nossa.

Por definição, linhas imaginárias são uma referência utilizada nos mapas e no globo terrestre para nos ajudar a encontrar o caminho ao redor da superfície curva da Terra. As linhas imaginárias horizontais são paralelos (circundam o globo na direção Leste-Oeste) ou linhas de latitude.

Limites naturais: como o próprio nome indica, são aqueles que não foram estabelecidos pelo ser humano, como rios, córregos, mares e montanhas. Esses elementos naturais são aproveitados para delimitar o fim de um território e o começo de outro.

Resposta. Uma região pode ser delimitada por meio de seus aspectos culturais, naturais e sociais .

Fronteira separa países (fronteira do Brasil com a Argentina, fronteira dos Estados Unidos com o México, fronteira da França com a Suíça). Divisa separa estados (a divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Limite separa cidades (o limite de Taguatinga e Ceilândia).

A frase “quem tem limite é município” é usada quando a pessoa quer dizer que ela não tem limites, que não sabe quando parar. Ela pode ser dita em diversas situações, onde a pessoa esteja sendo impulsiva, intensa ou decidida sobre o que fazer.

As fronteiras foram definidas com base nas características naturais da paisagem, como rios e lagos, ou em acidentes topográficos, como montanhas, serras e picos elevados.

Ao conseguir respeitar seus limites e os dos outros, as relações vão se tornando saudáveis e estáveis. Com tudo isso, conseguimos identificar e delimitar corretamente nossas próprias necessidades, nos fazendo ser protagonistas das nossas escolhas e gerando, assim, um senso de responsabilidade nas nossas vidas.

Observação 1: para o limite existir não é necessário que os limites laterais sejam iguais da função no ponto. Ou seja, f(a) pode ser diferente dos limites laterias em a. Observação 2: se ao menos um dos limites laterais não existem, o limite da função neste ponto também não existe.

A questão é que um limite existe somente se não depender do caminho! Ou seja, se o valor dele for o mesmo para QUALQUER caminho usado.

Resposta: No Brasil, as áreas urbanas e rurais de um determinado município são definidas pelas ações de notificação e análise da prefeitura local, seguindo determinado preceitos, regras, além de fatores inerentes à legislação vigente.