Quem determina a correção monetária?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

O Banco Central é o responsável por calcular o valor da correção de acordo com as taxas de juros aplicadas pelos bancos e pelos índices inflacionários.

LEI No 6.899, DE 08 DE ABRIL DE 1981.
Determina a aplicação da correção monetária nos débitos oriundos de decisão judicial e dá outras providências.

A correção monetária nada mais é que os ajustes financeiros do Real em relação a outras moedas e a inflação. Ela basicamente adequa a moeda perante à inflação, dentro de um período pré-determinado. O objetivo é compensar a perda econômica com os reajustes.

O TERMO INICIAL DOS JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA É A DATA DO VENCIMENTO DO TÍTULO.

Reajuste monetário – Bacen
O reajuste monetário que ocorre na poupança é o valor da taxa referencial. A taxa referencial é calculada com base no rendimentos do CDBs e também envolve um redutor definido pelo Banco Central. Muitas vezes o valor dessa taxa referencial se torna irrisório, ou até nulo.

Como calcular a correção monetária? Primeiramente é preciso consultar o fator acumulado do índice de atualização monetária para o período analisado. Depois, deve-se multiplicar o valor inicial que será atualizado pelo fator acumulado.

Incide correção monetária sobre dívida por ato ilícito a partir da data do efetivo prejuízo.

Art. 406. Quando os juros moratórios não forem convencionados, ou o forem sem taxa estipulada, ou quando provierem de determinação da lei, serão fixados segundo a taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional.

Transitada em julgado a decisão que determina os índices de correção monetária e juros de mora relativos à atualização do débito, impertinente se mostra a pretensão de alteração dos referidos valores em sede de cumprimento de sentença, sob pena de violação à coisa julgada.

II - A correção monetária, que apenas reflete a desvalorização da moeda, atualizando esse valor frente ao fenômeno inflacional, tem natureza distinta do reajuste contratual, que se baseia em índices setoriais vinculados às elevações inflacionárias, quanto a prestações específicas.

Uma forma mais fácil para você ter como calcular a correção monetária com diferentes índices é usar a Calculadora do Cidadão do Banco Central, que já tem uma base de dados para correção de valores. Ela acompanha diferentes índices de preços (como o IPCA e o IGP-M), a taxa referencial, a poupança, a Selic e o CDI.

Também conhecida como atualização monetária, a correção monetária é basicamente a adequação da moeda perante à inflação, dentro de um período determinado. O intuito é compensar a perda econômica com os reajustes. Hoje em dia, as correções econômicas levam o nome de Princípio da Atualização Monetária.

O cálculo da correção monetária é bem simples! Basta multiplicar o valor principal (total do débito sem juros) pelo índice escolhido. Exemplo: Pra atualizar o valor de R$ 2.700,00, do aluguel em atraso do Sr.

A correção monetária, no entanto, foi extinta em 1995 através da promulgação da Lei 9.294.

Em 1995, com o advento da Lei n.º 9.249, o governo extinguiu a correção monetária de balanço, e com o advento do Plano real e seu relativo sucesso na redução dos níveis inflacionários, considerou desnecessária a utilização de correção monetária nas demonstrações contábeis.

O IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-Especial) usa o mesmo recorte do IPCA-15, pegando como ponto de partida e ponto final o meio do mês de meses consecutivos. A diferença é que o IPCA-E faz esse recorte para um trimestre inteiro.

Continuar lendo O que é at monetária?