Quem destruiu Plutão?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Mike Brown diz não se incomodar em ser chamado de "assassino de Plutão" desde que isso contribua para a compreensão do Sistema Solar.

Plutão é um planeta anão que orbita o nosso sistema solar. Ele está localizado em uma região desse sistema chamada de Cinturão de Kuiper, em uma zona muito afastada do sol e que, portanto, apresenta uma baixíssima influência desse astro.

As surpresas de Plutão
Graças a esses achados, os cientistas afirmam que Plutão ainda tem muito a revelar. Graças a possibilidade de água líquida, supõe-se que o planetinha ainda seja tectonicamente ativo, mudando constantemente seu relevo, assim como, ainda é possível se notar algumas células de calor ativas.

Embora cientistas acreditem na existência um oceano escondido sob a superfície de Plutão, a vida como a conhecemos não seria suportada no planeta.

Em nosso Sistema Solar, existem cinco planetas classificados como anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. O primeiro está localizado em uma região entre as órbitas de Marte e Júpiter denominada de Cinturão de Asteroides.

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

Uma sonda da Nasa começará a fotografar Plutão após viajar 5 bilhões de quilômetros em nove anos para chegar ao planeta anão.

Por que vale a pena viajar a Plutão? Para começar, esse é o último dos nove planetas "clássicos" a ser visitado por uma missão espacial. Ainda que, em 2006, Plutão tenha sido rebaixado de planeta para a categoria inferior de planeta anão, esse enigmático habitante dos confins gélidos do Sistema Solar tem muito a dizer.

Urano

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

230 graus

Plutão, planeta anão distante quase 5 bilhões de quilômetros (km) da Terra, tem uma temperatura superficial média de -230 graus Celsius (ºC) e pode ser constituído por uma proporção maior de rochas do que os 60% a 70% já estimados – o restante é gelo.

Plutão foi classificado como planeta anão em virtude das novas regras estipuladas pela União Astronômica Internacional (UAI). Plutão foi descoberto em 1930 a partir de cálculos matemáticos e pertubações existentes nas órbitas de Urano e Netuno.

Plutão: Planeta x Planeta anão
Esse debate chegou ao fim em 2006, quando a União Astronômica Internacional (IAU) definiu alguns requisitos para um objeto ser considerado um planeta, o que rebaixou Plutão à categoria de planeta anão. Os requisitos definidos pela IAU são: Estar em órbita ao redor Sol.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Vénus

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Já Plutão, anteriormente classificado como planeta, foi rebaixado para planeta anão.

Júpiter

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele está situado entre Marte e Saturno. Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.984 quilômetros – caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter.

Tudo isso indica que Ceres, um corpo que foi planeta, asteroide e agora o planeta anão mais próximo da Terra, cuja superfície cinzenta foi comparada com o inerte concreto, tem minerais hidratados, água gelada, carbonatos, sais e matéria orgânica, um "ambiente de química complexa" favorável ao surgimento da vida.