Quem destruiu os midianitas?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Gideão e seu exército de 300 homens derrotaram o imenso exército dos midianitas.

O barulho e as luzes confundiram tanto os midianitas que eles começaram a lutar entre si. Então eles gritaram e fugiram. Porque Gideão confiava no Senhor, os israelitas derrotaram um numeroso exército midianita com apenas 300 soldados.

Por causa disso, o Senhor entregou-os sob o domínio dos midianitas. Durante sete anos, Israel foi duramente oprimido, mas caiu em si e clamou a Deus (6:7) e mais uma vez o Senhor escutou o clamor do Seu povo e levantou outro libertador: Gideão.

Por sua vez, Yahweh é um deus outsider, cujo culto se desenvolveu nos territórios de Edom e Midiã. Não tão cedo, mas não depois do século IX, o culto de Yahweh foi introduzido no território e na cultura israelita.

O que diferencia os hebreus dos midianitas é o monoteísmo. Enquanto os hebreus acham que adorar outros deuses é um sacrilégio, os midianitas acreditam no deus de Israel e em outros.

Um juiz a quem Deus confiou liderar um exército de 300 homens que pelejou, vitoriosamente, contra os midianitas. A princípio, eram 32 mil, desses, 22 mil desistiram após o Senhor apregoar que: “Quem for medroso e tímido volte, e retire-se do monte Gileade”.

Ambos faziam referência a um mesmo grupo - os descendentes de Abraão. Ismael foi gerado de Abraão e Hagar (Gn 16). Midiã foi gerado de Abraão e Quetura (Gn 25.1,2).

Os midianitas inimigos dos israelitas
Eles contrataram o profeta Balaão para amaldiçoar o povo de Deus e depois levaram Israel a pecar contra Deus, com idolatria e imoralidade. Então Deus ordenou que Moisés fizesse guerra contra eles, e os destruíssem.

Em Juízes 8, versículo 27, diz: “Desse peso fez Gideão uma estola sacerdotal, e a pôs na sua cidade, em Ofra, e todo o Israel se prostituiu após ela; a qual veio a ser um laço a Gideão e à sua casa”.

Os assim chamados “300 de Gideão” eram um grupo de 32 mil soldados reduzidos a apenas três centenas, terminada a seleção feita por Deus, com a assistência de Gideão, para libertar os judeus presos durante sete anos pelos midianitas.

Essa é uma das áreas de estudo da inteligência colaborativa. A Bíblia relata que Gideão saiu em busca de guerreiros para lutar contra os 135 mil e voltou frustrado com 32 mil. Com esse inferior contingente, diz a Bíblia, Gideão procurou o conselho de Deus.

Para ter certeza de que o Senhor estaria a seu lado, o que Gideão pediu-Lhe que fizesse com o novelo de lã? (Juízes 6:37–40; explique-lhes que Gideão não buscava um sinal de que o Pai Celestial era o Deus verdadeiro, mas precisava certificar-se de que o Senhor estaria com ele na batalha.)

HEB mensageiro (ver os versículos 12, 20–22).

A vitória do servo de Deus
Entre os destaques da vida de Gideão está sua vitoriosa batalha contra os inimigos de Israel, quando os midianitas juntos aos seus aliados empreenderam uma invasão contra a nação e este triunfo foi precedido pela unção do Espírito Santo para que ele libertasse seu povo (Juízes 6:34).

O pequeno exército de Gideão, 300 homens diante dos Midianitas com 135.000 mil soldados na média de 1 para 450 soldados tornou-se vitorioso, com a ajuda de Iahweh.