Quem desmata a floresta e o quê?

Perguntado por: avieira5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Atividades agropecuárias, responsáveis por 80% do desmatamento em todo o mundo; Avanço da urbanização; Exploração comercial de madeira.

“Entre todos os tipos de vetores, (mineração, agronegócio, garimpo, hidrelétricas, ferrovias, rodovias) a pecuária é, historicamente, um importante vetor desse desmatamento.

Desmatamento consiste na retirada total ou parcial da cobertura vegetal em um local. A retirada da cobertura vegetal pode desencadear diversos problemas, como perda da biodiversidade, degradação de habitat e alterações climáticas.

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. O IBAMA foi criado em 1989 pela Lei 7.735 e tem como principal função executar a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) por meio da fiscalização ambiental.

O curupira é personagem de uma lenda do folclore brasileiro que surgiu nos povos indígenas e que foi relatada, pela primeira vez, no século XVI. Curupira é um ser mítico do folclore brasileiro conhecido por ser o guardião da floresta e por punir aqueles que entram nela para derrubar árvores ou caçar os animais.

O estudo divulgado nesta segunda-feira (18) aponta que a agropecuária provocou 97% da perda de vegetação nativa, principalmente na Amazônia, que concentrou 59% da área desmatada no período, seguida por Cerrado (30%) e Caatinga (7%).

“A verdade é bem o contrário: o Brasil é o país que mais desmata. Atualmente mais de 40% da derrubada de florestas tropicais primárias no mundo acontece no Brasil”, afirma o vídeo, disponível no canal do Observatório do Clima no Youtube e que você já pode assistir abaixo.

Degradação ambiental é a deterioração do meio ambiente através do esgotamento de recursos como ar, água e solo ; a destruição de ecossistemas ; destruição de habitat ; a extinção da vida selvagem ; e poluição . É definido como qualquer alteração ou perturbação do ambiente considerada prejudicial ou indesejável.

A grilagem de terras, a expansão de fronteiras agropecuárias, a mineração e a exploração econômica descontrolada, entre outros fatores, são consideradas as principais atividades responsáveis pela perda de floresta.

As principais causas diretas da perda de florestas tropicais no mundo são a expansão da agricultura comercial, que aumentou em diferentes regiões e escalas para acomodar empreendimentos agrícolas menores, atividades extrativistas e a construção de estradas e outras infraestruturas, todos fatores com inter-relações ...

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é a floresta mais devastada do Brasil. A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados.

Ecologia. O profissional da área estuda as relações entre o homem e a natureza, com foco na preservação ambiental.

Instituto do Meio Ambiente (IBAMA): realiza a fiscalização, controle e estímulo dos recursos naturais.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Femininofloresta flo.res.taflorestas flo.res.tas

Pecuaristas, professores indígenas e madeireiros estão entre os mais de 20 milhões de pessoas que vivem na Amazônia, tirando seu sustento da maior floresta tropical do mundo.

Floresta é uma cidade de Estado do Pernambuco. Os habitantes se chamam florestanos.

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.

Mais de 90% do desmatamento que ocorre na Amazônia apresenta sinais de ilegalidade. Atividades ilícitas que destroem a floresta — incluindo extração ilegal de madeira, mineração ilegal e grilagem de terras — estão associadas a diversas práticas criminosas e ao acentuado aumento da violência na região.

No ranking da destruição por bioma, a Amazônia é a primeira, com 59% do total de desmatamentos registrados no país. Em 2021, foram 9,7 mil km2 de corte desse bioma, 15% a mais do que o verificado no ano anterior. O Cerrado vem na segunda posição, com 30% do total desmatado e uma área de 11,6 mil km2 perdida.

No Brasil, as principais causas do desmatamento estão associadas à expansão agrícola – que aumentou 9% em 2021, quando comparado com o ano anterior, de acordo com a análise. Apesar de não representar grande parcela da perda florestal, os incêndios também aparecem como motivo para a degradação do bioma brasileiro.

Com uma média diária de 191 novos eventos, a área de desmatamento por dia em 2021 foi de 4.536 hectares – ou 189 hectares por hora. Somente na Amazônia foram 111,6 hectares desmatados por hora ou 1,9 hectare por minuto, o que equivale a cerca de 18 árvores por segundo.