Quem desconfia demais é porque?

Perguntado por: nfelix . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

A pessoa que muito desconfia, é porque está fazendo coisas erradas e a desconfiança é que você faça o mesmo que ela.

1. Que ou o que não confia. 3. [Informal] Que ou o que se agasta facilmente; que toma a mal, palavras ou actos inofensivos.

As pessoas desconfiadas nunca acreditarão em você, pois só querem ouvir sua própria verdade. Tente não ser tão duro em seu julgamento e lembre-se que a desconfiança é um produto de situações anteriores. Em vez disso, tente entender a pessoa, mas não deixe que ela domine seu próprio julgamento.

O Transtorno de Personalidade Paranoide, também chamado de TPP, caracteriza-se por um excesso de desconfiança por parte do indivíduo e suspeitas em relação aos outros, em que as suas intenções são, na maior parte das vezes, interpretadas como maldosas.

Veja bem, desconfiar é algo muito normal e até comum nos dias de hoje, realmente não dá para adivinhar quais as intenções do outro, mas tudo que caracteriza o excesso não é bom. Essa desconfiança em demasia interfere nas suas relações pessoais, impedindo que a sua vida continue.

Pois bem, este sentimento de desconfiança a nós mesmos de vez, em quando é muito natural a gente sentir. Diferente da insegurança crônica que vem para desestabilizar a nós mesmos e as nossas relações. A insegurança crônica rouba sua paz e impede que você possa se envolver com seu parceiro de forma relaxada e autêntica.

Você sabe o que é pistantrofobia? Poucas pessoas, realmente poucas pessoas, sabem o que significa pistantrofobia. Trata-se da nomenclatura técnica para o medo de confiar em outras pessoas.

Uma pessoa emocionalmente insegura é pessimista, antissocial, ou sofre de fobia social, dismorfia corporal, egocentrismo, entre outros estados emocionais. A maioria das pessoas inseguras sofre de algum grau de isolamento. Quanto maior for a insegurança, mais a pessoa sentirá a necessidade de isolar-se.

Sinais de que alguém está mentindo, como identificar:
-Movimentos tensos e repetitivos com mãos, braços e pernas, como ficar chacoalhando a perna sem parar. -Para ganhar tempo o mentiroso costuma recorrer a frases como: “por que eu mentiria para você?”, “por que está me perguntando isso?”, etc.

Falta de confiança; suspeita; receio.

Invista no diálogo
É sempre importante estimular o diálogo quando algo de incômodo acontecer. Além de ser uma forma de tentar conseguir corrigir os empecilhos e chegar a uma solução, é uma boa maneira de organizar as ideias e sentimentos de forma positiva.

  1. Evitar o preconceito. A visão preconceituosa já é uma forma de violência e tem como uma de suas conseqüências potencializar o problema, criando um ciclo vicioso. ...
  2. Controlar o medo. É uma reação automática quando a ameaça se faz presente. ...
  3. Controlar a obsessão. ...
  4. Escapar do individualismo. ...
  5. Cuidar do afeto. ...
  6. Selecionar informações.

A mania de perseguição é um transtorno psicológico que consiste em uma condição delirante que interfere diretamente na qualidade de vida do indivíduo. A condição leva a pessoa a acreditar que todos em sua volta a estão perseguindo, olhando, rindo ou comentando sobre ela.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Não é incomum encontrar pessoas com problemas de confiança no relacionamento. Vivemos uma era em que as relações estão cada vez mais virtuais, o acesso a informações sobre potenciais parceiros é maior e apps como o Tinder facilitam o encontro de novas aventuras. A desconfiança, nesse contexto, impera entre os casais.

As pessoas egocêntricas têm a necessidade de controlar os outros a todo momento para que eles se encaixem nas narrativas idealizadas em suas cabeças.

Segundo a psicologia, a insegurança está relacionada à crença de incapacidade. A pessoa insegura acredita que nunca será boa o suficiente para viver a vida do modo que deseja. O caminho para aprender a lidar com a insegurança de modo saudável costuma ser doloroso e recheado de emoções intensas.