Quem descobriu o quark?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Em 1964, dois físicos, Murray Gell-Mann e George Zweig, propuseram, separadamente, a existência de partículas subatômicas conhecidas como quarks.

Os quarks são partículas imaginárias, não existem na realidade. Os quarks são partículas subatômicas reais, que compõem prótons e nêutrons, que por sua vez formam os átomos. Os quarks são estudados apenas teoricamente, não existem experimentos que comprovem sua existência.

Dentro de um átomo, os menores componentes são os fótons (partículas de luz) e glúons (partículas mensageiras que ligam os quarks, outra partícula subatômica, ao interior dos prótons e nêutrons). Fótons e glúons são tão diminutos que nem ao menos possuem massa.

O valor do Quark hoje está em $ 0,000875, convertendo este valor para reais, um Quark vale R$ 0,004296.

Quark {masculino}
requeijão {m.} queijo coalhado {m.} disparate {m.}

Além dos quarks up, down e strange, existem também os quarks "charm", "top" e "bottom". Cada um tem seu próprio conjunto de números quânticos, e suas massas são muito diferentes, com os quarks up e down sendo os menos massivos, e o quark top sendo o mais pesado com uma massa 61.000 vezes maior que o quark up.

Quarks e léptons formam o conjunto das partículas elementares, aquelas que compõem toda a matéria do universo. Juntos, são os blocos de construção da realidade, sendo que up (u) e down (d) são os tipos de quarks que encontramos dentro dos prótons e nêutrons e, quando se juntam com elétrons (e), formam os átomos.

Uma delas supõe que a menor “coisa” que existe no Universo é muito menor do que os quarks. Várias soluções engenhosas têm sido propostas para este problema. A mais óbvia é que há uma outra boneca russa, e as menores partículas são pequenas bolas de bilhar.

Os quarks se movimentam quase à velocidade da luz, colidem entre si e com as paredes internas dos prótons e dos nêutrons.

Até o momento já foram observados seis tipos de quarks, também chamados sabores, que são o quark u (up), o quark d (down), o quark s (strange), o quark c (charm), o quark b (bottom) e o quark t (top), [5].

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

Na parte central do átomo está concentrado o núcleo. Dentro desse núcleo encontramos prótons e nêutrons, que são também conhecidos como nucleons. Os nêutrons são formados por quarks, que se dividem em dois tipos: u e d.

O fóton também é conhecido como quantum de luz. Por mais incrível que possa parecer, o fóton não tem massa – é uma partícula que só tem energia e seu spin é 1, e portanto ele é um bóson.

Fótons são as partículas de luz batizadas por Einstein, enquanto os glúons são chamados de partículas mensageiras, por ligarem os quarks (outro tipo de partícula subatômica) ao interior dos prótons e nêutrons. Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino.

Atualmente, consideramos que as partículas fundamentais são os seis quarks (up, down, estranho, charme, bottom e top), os três léptons carregados (elétron, múon e tau) e os três neutrinos associados aos léptons; vide quadro ao lado.

Recapitulando, há seis léptons (elétron e neutrino do elétron, múon e neutrino do múon, tau e neutrino do tau) e seis quarks (up, down, estranho, charme, bottom e top), cada um tendo a antipartícula correspondente.

Atualmente, diversas marcas brasileiras já comercializam o produto e é relativamente fácil encontrar onde comprar Queijo Quark.

Por outro lado, a maior partícula fundamental (em termos de massa) que conhecemos é uma partícula chamada quark top, medindo impressionantes 172,5 bilhões de elétron-volts, de acordo com Lincoln.

O Quark é um dos dois elementos básicos que formam a matéria e é a única das partículas que interage através de todas as quatro forças fundamentais. É um férmion fundamental que possui uma unidade de carga hadrônica, que aparece em três cores diferentes.

Uma das características mais surpreendentes dos quarks é que eles têm carga elétrica fracionária: o quark down, por exemplo, tem carga negativa igual a 1/3 da carga do elétron, enquanto o quark up tem carga positiva com valor absoluto duas vezes maior (2/3) que a do seu 'primo' down (1/3).

Bósons são as partículas responsáveis pela interação existente entre os férmions. Diferentemente deles, essas partículas não apresentam problema em ocupar o mesmo lugar no espaço e ao mesmo tempo. Apresentam spin inteiro, não possuem massa e podem apresentar carga elétrica.