Quem descobriu o Brasil foi os judeus?

Perguntado por: acaldeira5 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos
Gaspar da Gama
Nascimento1444 Posnânia
Morte1510 Calecute
Ocupaçãomercador, explorador
[edite no Wikidata]

Calcula-se que 120.000 judeus vivem no Brasil. No ano passado foi fundada a Beit Brasil, organização não governamental sediada em Israel para ajudar os brasileiros que pretendem mudar para Israel.

Israel é o país

Israel é o país onde vive a maioria dos judeus, 6,4 milhões de pessoas, diante de menos de 450 mil em 1939, à frente dos Estados Unidos (5,7 milhões) e França, com pouco mais de 450 mil pessoas, de acordo com o estudo.

Na elite brasileira, não é diferente. Alguns dos empresários mais ricos do país são judeus. Estão entre eles, Samuel Klein (Casas Bahia), José Safra (Banco Safra), Hans Stern (H.

Os judeus marroquinos, descendentes diretos das comunidades judaicas expulsas da Península Ibérica pelos "Reis Católicos", se fixaram em Pernambuco e na Bahia e, principalmente, na Amazônia. Dedicaram-se ao comércio local, a despeito da animosidade de outros negociantes.

As principais responsáveis pelo aumento na taxa de fertilidade foram mulheres judias não ortodoxas – aquelas que pertencem à etnia judaica, mantém algumas tradições, mas não se consideram assim tão praticantes dos antigos preceitos do judaísmo. Essas também são as que, em média, têm nível de instrução mais alto.

"Ou seja: Moisés é considerado de fato o líder que orienta, que organiza, que dá os rumos de toda a tradição judaica e de todo o povo de Israel."

Após esse período em Canaã, a narrativa conta que os hebreus decidiram migrar-se para o Egito. Isso pode ter acontecido por volta de 1700 a.C. e foi motivado pela escassez de alimentos em toda Canaã. O Egito, por sua vez, era uma terra fértil, por conta do rio Nilo, e por isso não enfrentava escassez de alimentos.

Povos indígenas no Brasil
De acordo com o censo do IBGE (2010), existem 305 grupos étnicos no Brasil. Dentre eles, há dois troncos principais: Macro-Jê: que incluem os grupos Boróro, Guató, Jê, Karajá, Krenák, Maxakali, Ofayé, Rikbaktsa e Yatê.

No entanto, a imigração judaica para o Brasil, formalmente, teve início no período colonial, inicialmente como cristãos-novos sefarditas (judeus originários da Península Ibérica e Norte da África), vindos de Portugal e chegando ao Nordeste, no século 16.

Como saber se sou descendente de judeus sefarditas no Brasil?

  1. Fazer uma investigação genealógica.
  2. Fazer busca de documentos nos cartórios.
  3. Recorrer à comunidades judaicas.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Elas ficam liberadas de cumprir os preceitos divinos, mas permanecem subordinadas - em tempo e ações - ao marido, o lar, as crianças. Elas são donas da casa, eles são donos delas. De fato, até em hebraico a palavra "marido" é baal, que significa "dono, patrão, proprietário e donos do mundo."

YHWH

Surgido da religião mosaica, o judaísmo, apesar de suas ramificações, defende um conjunto de doutrinas que o distingue: a crença em YHWH como criador e Deus e a eleição de Israel como povo escolhido para receber a revelação da Torá, que seriam os mandamentos deste Deus.

É, portanto, um verbo de carga depreciativa, pois seria “tratar como os judeus foram tratados”, ou seja, “maltratados como os judeus”. Embora muitos não associem judiar ao sofrimento dos judeus, o uso do verbo deve ser evitado. É uma palavra que carrega em si uma carga preconceituosa.

Uma das características dessa comunidade é o isolamento ou o fechamento em si mesmo. Este fechamento ocorre porque se conectar com o mundo não judeu leva a possibilidade de cair em tentação e, sobretudo, se impurificar.

Os judeus acreditam que o conhecimento do passado sempre pode ser aperfeiçoado e melhorado. Não há nenhum segredo dos judeus escondido na genética ou escolha divina. Só o óbvio: culto à educação. Todo judeu dá importância máxima à educação de qualidade, pois, para eles, o conhecimento é a base para a prosperidade.