Quem descobriu o Amapá?

Perguntado por: azanette . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

O território do Amapá pertenceria à Espanha. - Os primeiros contatos entre com os europeus foram registrados por volta de 1500, com a chegada do navegador espanhol Vicente Pinzón.

A cidade foi criada a partir de um destacamento militar criado em 1738. A história do nome Macapá iniciou como vila e foi oficializada assim no dia 4 de fevereiro de 1758, pelo então governador do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado.

Os primeiros habitantes do atual Amapá eram indígenas das etnias “waiãpi”, “palikur”, “maracá-cunani” e “tucuju”. O primeiro europeu a avistar a costa do estado foi o espanhol Vicente Yáñez Pinzón. Foi ele também que primeiramente deu nomes a alguns lugares próximos ao Amapá.

O município de Amapá, que fora capital do Território Federal do Amapá, foi criado pela lei nº 798 de 22 de outubro de 1901.

A criação do Território no dia 13 de Setembro de 1943, foi uma estratégia de administração, ocupação litorânea e territorial do Amapá, através do Decreto-lei nº 5.812 realizado pelo então presidente Getúlio Vargas, na qual visava à lógica da Segunda Guerra.

O Amapá tornou-se oficialmente um estado no ano de 1988, quando adquiriu autonomia a partir das disposições estabelecidas pela nova Constituição Federal, promulgada naquele mesmo ano. Seu primeiro governador tomou posse em 1990.

Em 1637, o Rei Felipe IV de Espanha e III de Portugal concedeu a donataria da Capitania do Cabo Norte a Bento Maciel Parente. A doação foi registrada no livro Segundo da Provedoria do Pará.

A Questão do Amapá, conhecida na França como Contestado Franco-Brasileiro foi uma disputa territorial levantada entre a França e o Brasil, sobre a questão da delimitação da fronteira entre a Guiana Francesa e o estado brasileiro do Amapá, também conhecido como Guiana Brasileira.

Segundo o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro, porém, o topônimo “Macapá” possui origem no termo da língua geral setentrional macapaba, que significa “lugar de macabas” (macaba, macaba + aba, lugar).

O Território Federal do Amapá foi criado em 13 de setembro de 1943, de acordo com o Decreto-lei n° 5.812, durante o governo do presidente Getúlio Vargas.

No caso da cidade de Macapá, ela surgiu com a instalação da vila de São José do Macapá, que foi fundada no ano de 1758. Nessa vila foi construída a Fortaleza de São José de Macapá, com vistas à proteção militar da região, em razão da sua importância para o domínio do território brasileiro pelos colonizadores.

O Município de Amapá foi a capital do antigo Território Federal do Amapá, até o ano de 1945, quando passou para Macapá.

O Estado do Amapá absorve um conjunto de tradições, lendas, crenças e costumes típicos de um povo que tem uma cultura rica em folclore, culinária, dança e arte Já no folclore do Amapá, por possuir diversas influências indígenas, africanas e até religiosas, são realizadas durante o ano as manifestações que ajudam a ...

As principais atividades econômicas do Amapá são o extrativismo mineral e vegetal. A economia é mercada pela extração de castanha-do-pará, palmito e madeira. São abundantes as riquezas minerais, com destaque para o ouro, manganês, calim e granito. No setor agropecuário, há produção de arroz e mandioca é significativa.