Quem descobriu a literatura?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os primeiros documentos escritos que se podem considerar literatura provêm da dinastia Zhou.

A definição mais antiga comumente usada pelos teóricos da Literatura é aquela construída por Aristóteles. Para o pensador grego, a Literatura seria uma imitação ou representação da realidade mediante as palavras.

O autor é aquele que escreve e publica seus livros, despertando assim o desejo e interesse de leitores por sua obra, e passa a ser reconhecido no mundo literário. Ou seja, além do interesse pela escrita, também há um interesse mercadológico.

Então, isso responde aos outros questionamentos, para caráter de estudo e pesquisa, a carta de Caminha é o primeiro registro literário produzido em terras brasileiras, portanto, o início da literatura nacional.

A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma representação escrita.

Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. Existem diversas definições e tipos de literatura, pode ser uma arte, uma profissão, um conjunto de produções, e etc.

Certos tempos primários podem ser considerados como os primeiros passos da literatura. Exemplos muitos antigos são Epopeia de Gilgamexe, datada de aproximadamente 2 000 a.C., e o Livro dos mortos, escrito em Papiro aproximadamente no ano 1600 a.C., mais provavelmente na data do século XVII a.C..

O primeiro livro do mundo que se tem registro são trechos de poemas sobre um rei da Mesopotâmia. Esse livro foi escrito em cerâmica e pedra, como era o costume na época. Já o primeiro livro impresso só foi possível graças a Gutenberg, um inventor alemão do século XV.

1 - Rei Arthur: É certamente um dos mais influentes reis do mundo ficcional, visto que o mito entre buscas de registros históricos, se consolida muito mais através das mais diferentes visões sobre o nobre, numa grande profusão de obras envolvendo Arthur e sua távola redonda.

A arte literária pode ser considerada a partir da leitura e da análise de textos verbais, orais ou escritos. Sejam eles ficcionais, sejam verídicos, os textos têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc.

a Carta de Pero Vaz de Caminha

A literatura brasileira conta com mais de quinhentos anos de história. O primeiro documento produzido no Brasil, a Carta de Pero Vaz de Caminha, é considerado também como o primeiro texto literário do Brasil, embora tenha sido escrito por um português.

Enheduanna é nada menos que o primeiro escritor registrado pela história.

A literatura escrita surgiu na Antiguidade, mas já existia na tradição oral. O texto literário é subjetivo, não utilitário e predominantemente conotativo. O texto não literário é objetivo, utilitário e predominantemente denotativo. Existem três gêneros literários: lírico, narrativo ou épico e dramático.

Os gêneros literários são: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral). A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

A literatura brasileira tem desenvolvimento a partir dos textos descritivos de viajantes sobre a terra recém-descoberta. Os documentos escritos eram destinados à coroa portuguesa e são classificados como conteúdos informativos sobre a natureza e os habitantes da colônia. Esse período é denominado como Quinhentismo.