Quem descobriu a arte rupestre?

Perguntado por: hespinosa2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Marcelino Sanz De Sautuola

A arte rupestre foi descoberta pelo arqueólogo espanhol Marcelino Sanz De Sautuola, na caverna de Altamira, na Espanha, no século XIX.

As pinturas rupestres foram feitas em rochedos e paredes de cavernas durante a pré-história, período que antecedeu a escrita. Nesta época, o homem era nômade e alimentava-se de frutos, peixes e pequenos animais.

Por meio de inscrições feitas em cavernas, os homens daquele tempo retrataram suas crenças, seus rituais, suas descobertas e seu cotidiano usando extratos de plantas, carvão, sangue e fragmentos de rochas. Essas pinturas ilustram importantes momentos de revolução cultural.

A arte rupestre foi descoberta pelo arqueólogo espanhol Marcelino Sanz De Sautuola, na caverna de Altamira, na Espanha, no século XIX. Àquela época, a teoria evolucionista de Charles Darwin estava em evidência na Europa, e a descoberta de Sautuola foi considerada por muitos estudiosos como uma fraude.

A primeira pintura foi feita pelos homens primitivos, acredita-se que tenha sido feita pelo Homo Neanderthalis na era pré-histórica. Escavações arqueológicas realizadas na Europa, África e Ásia revelam que os homens primitivos foram os primeiros pintores e escultores e demonstravam através dessas artes o seu cotidiano.

A caverna de Leang Tedongnge, localizada na ilha indonésia de Celebes, abriga a obra de arte mais antiga do mundo conhecida até agora: um javali de 136 centímetros de comprimento por 54 de altura, pintado há mais de 45.500 anos, conforme revela um artigo publicado nesta quarta-feira na revista Science.

As mais antigas manifestações de arte pré-histórica no Brasil encontram-se no maior parque arqueológico do país, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13 000 a.C.

Alguns desses sítios, como os da Serra da Capivara, no Brasil, Lascaux e Chauvet na França, Altamira na Espanha, e tantos outros, são verdadeiras galerias de arte de surpreendente alta qualidade capazes de deixar não apenas os turistas visitantes, mas também os grandes especialistas literalmente de queixo caído quando ...

O termo rupestre vem do latim “ars rupes” e significa arte sobre a rocha. As principais representações dessas gravuras são animais e formas humanas, podendo variar de acordo com o local geográfico e culturas, abrindo um leque de interpretações dos seus símbolos.

Pinturas rupestres: foram imagens feitas nas paredes das cavernas usando pigmentos fabricados por meio de substâncias como sangue de animais, carvão e vegetais.

Elas podem ser categorizadas em pintura rupestre e gravura rupestre. Os achados mais antigos desse tipo de arte datam do período Paleolítico Superior (aproximadamente 40.000 a.C.). Também foram encontrados exemplos de manifestações artísticas europeias ou pré-colombianas da época do Neolítico (de até 8.000 a.C.).

As paredes e tetos das cavernas serviam de telas para aquelas pessoas, que desenhavam animais selvagens e seres humanos em diversas situações. E também faziam desenhos abstratos, com linhas, curvas e espirais. O Homem pré-histórico registrou nas paredes das cavernas suas histórias, religiosidades e simbolismos.

A arte rupestre é o termo designado para as produções artísticas dos seres humanos que viveram durante a pré-história. Surgida ainda no Paleolítico, período que compreende o surgimento da humanidade até cerca de 10.000 a.C., a arte rupestre continuou sendo praticada até o período seguinte, conhecido como Neolítico.

Lascaux

Lascaux é um complexo de cavernas muito conhecido por suas pinturas rupestres. A caverna fica localizada em Montignac, na França e foi criada há aproximadamente 17 mil anos atrás.

onde surgiu a arte | África
Desenvolveu ferramentas utilitárias, constituiu sociedades, desenvolveu capacidades cognitivas de interação, interpretação e expressão simbólica, e assim inventou a arte.

A explicação mais lógica para elas era que essa arte foi produzida por caçadores e fazia parte de um ritual que os ajudaria na caçada, com isso o homem do paleolítico acreditava no sucesso da caçada e que mataria um animal verdadeiro desde que possuísse sua imagem pintada; para o artista, a figura de um animal não era ...

Pesquisadores anunciaram nesta quarta-feira (13/01) a descoberta da mais antiga pintura rupestre já identificada no mundo. O desenho pré-histórico de um javali selvagem em tamanho natural é datado de pelo menos 45,5 mil anos e foi localizado na ilha de Celebes, na Indonésia.

O conjunto parietal mais antigo conhecido é o da Serra da Capivara, no Piauí, que exibe pinturas rupestres datadas de 32 mil anos atrás. Entretanto, nenhuma destas tradições se incorporou à corrente artística introduzida pelo colonizador, a qual se tornou predominante.

A arte rupestre foi a primeira manifestação artística realizada pelos humanos ainda na Pré-história, demonstrando um grande refinamento de formas e de abstração. Arte rupestre é o nome dado às primeiras produções artísticas realizadas pelos seres humanos durante a Pré-história.

3) Avaliações numéricas aproximadas calculam de 350 a 400 mil sítios arqueológicos com arte rupestre em todo o mundo. A África é o continente mais expressivo, com algo em torno de 100 mil sítios. 4) Foi a partir dela que se originou a primeira forma de escrita, a chamada pictográfica, no período Neolítico.

A formação Wonderwerk, no deserto de Kalahari, África do Sul, contém alguns dos primeiros registros de uso do fogo e fabricação de ferramentas por hominídeos. Arqueólogos encontraram no deserto de Kalahari, na África do Sul, a caverna mais antiga a servir de lar para hominídeos, ocupada há 1,8 milhão de anos.