Quem descobriu a América foram os Vikings?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Cristóvão Colombo

Um estudo publicado na revista científica Nature revelou que os vikings chegaram às Américas quase 500 anos antes de Cristóvão Colombo. Há 60 anos, um casal de exploradores noruegueses descobriu um sítio arqueológico chamado de “L' Anse aux Meadows”, no nordeste do Canadá.

Atingindo a atual região de Terra Nova (Canadá), esse viking teria batizado o território como Vinland. Para os especialistas, o significado do nome atribuído gera grandes controvérsias, sendo dado como “Terra das Vinhas” ou “Terra do Pasto”.

De acordo com as sagas (e não contradizendo o registro arqueológico), a colonização foi abandonada por conflitos com os nativos e entre os próprios nórdicos.

Um estudo publicado na revista científica Nature revelou que os vikings chegaram às Américas quase 500 anos antes de Cristóvão Colombo.

Bárbaros, seriado da Netflix, traz pontos de atenção e reproduz história de 9 d.C. Inevitavelmente depois de Vikings, as séries com roteiros semelhantes serão comparadas.

Os viquingues foram derrotados pelo rei anglo-saxão Etelvulfo em 851, então ao invés de Wessex eles decidiram ir para o norte em direção á Ânglia Oriental. A lenda conta que o exército foi liderado pelos três filhos de Ragnar Lodbrok: Ivar, o Desossado, Haldano e Uba.

1. Ragnar Lodbrok. Ragnar Lodbrook Atualmente, ele ainda é o Viking mais conhecido e conhecido, em parte graças à série Vikings que nos mostrou em primeira mão a vida desse conquistador, misturando realidade com ficção.

Fim da Era Viquingue. A Era Viquingue acabou quando o cristianismo e a civilização europeia chegaram à Escandinávia. Com o aparecimento e consolidação dos reinos da Dinamarca, Noruega e Suécia, as expedições militares reais substituíram as expedições de pirataria dos grandes senhores locais.

Localização e expansão territorial. Os Vikings viviam nos atuais territórios da Groenlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia. Chamamos de “Era Viking” o período entre os anos de 800 a 1100, quando se expandiram para além destas fronteiras.

O Sul da Escócia, em Yorkshire (5,6%) e o Norte da Inglaterra (4%) são as áreas mais importantes do país para a ascendência Viking, com mais de 300 mil homens capazes de reivindicar descendência direta - quase 1/3 dos descendentes.

Noruega

Os vikings foram uma antiga civilização originária da Escandinávia, região do norte da Europa que compreende hoje Noruega, Suécia e Dinamarca.

1) Os vikings faziam sacrifícios para o deus Odin no Templo de Upsala, na atual Suécia. Mas o rito mais conhecido rolava no funeral de um grande guerreiro. Quando falecia em terra (e não durante alguma batalha), o corpo era queimado em seu barco favorito, lançado ao mar.

Os genes dos vikings revelam que eles não eram parecidos com as imagens mais comuns que temos na cultura popular. A cultura popular costuma representar os vikings como guerreiros ferozes, de cabelos loiros e olhos azuis, que navegavam pelo mar saqueando populações costeiras.

Enquanto os vikings noruegueses e dinamarqueses invadiam regiões da Espanha e da França, os suecos costumavam invadir partes da Polônia, Letônia, Lituânia e Rússia.

Apesar de a causa do desconforto do rei não ser revelada em cena, especialistas apontam para um quadro clínico de doença de Crohn. “Essa patologia é considerada como uma doença inflamatória.

Embora os vikings tenham chegado à América quase 500 anos antes de Colombo, sua presença não foi muito além da enseada das águas-vivas, nem sequer no tempo. O pesquisador holandês resume: “Cientificamente não podemos dizer muito mais sobre o tempo que permaneceram. Passaram um ano ou várias vezes em estadias curtas.

A língua que os Vikings falavam era chamada de oldnordisk (nórdico antigo) ou traduzida diretamente para o inglês Old Nordic, ou como é mais conhecida, Old Norse.