Quem desceu 7 vezes no rio Jordão?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Naamã deu os sete mergulhos no rio Jordão porque acreditou na possibilidade de ficar curado, mesmo sendo um ato simples; o homem sírio ficou livre da lepra.

Naamã achou que seria curado por algum grande milagre. Naamã foi à casa de Eliseu com seus servos, cavalos e carruagens. Eliseu enviou seu servo para dar as instruções do Senhor a Naamã. O Senhor curaria Naamã se ele se lavasse no rio Jordão sete vezes.

A história da cura de Naamã pela intervenção de Deus nos lembra que Ele é o Deus do impossível. Ele tem o poder de realizar milagres e curas que estão além da nossa compreensão. Através dessa história aprendemos então que devemos confiar em Deus e buscar a Sua vontade em todas as circunstâncias da nossa vida.

Naamã deu os sete mergulhos no rio Jordão porque acreditou na possibilidade de ficar curado, mesmo sendo um ato simples; o homem sírio ficou livre da lepra.

De acordo com a Bíblia, Naamã foi um importante e respeitado general sírio que foi contagiado por lepra, uma doença terrível que se alastrava na região. A lepra, uma doença de pele altamente infecciosa, naquela época levava a morte.

ELIZEU FERE AS ÁGUAS E ATRAVESSA O RIO
O profeta Elizeu que havia passado para o outro lado do Jordão com Elias, novamente com o manto de Elias feriu as águas e atravessou o rio em seco pela segunda vez (2 Rs 2.14). “E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias?

13 Cerca de quarenta mil homens preparados para a guerra passaram perante o Senhor, rumo à planície de Jericó. 14 Naquele dia o Senhor exaltou Josué à vista de todo o Israel; e eles o respeitaram enquanto viveu, como tinham respeitado Moisés.

Quando foi encontrar com Elizeu a pedido de sua serva, ele mostrou claramente seu jeito orgulhoso de ser. Naamã pensava que no Reino de Deus as glórias humanas podiam nos colocar em posição especial. Ele pensava que as bênçãos de Deus podiam ser compradas com dinheiro. Naamã, um homem, porém orgulhoso!

Os leprosos não podiam aproximar-se das cidades e os lugares onde eles moravam; eram considerados impuros, como os cemitérios. Alguns afirmavam que, se cruzassem com um leproso, atirariam pedras nele e gritariam para ele: "Volta ao teu lugar e não contamines outras pessoas".

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

Naamã era um comandante respeitado do exército do rei da Síria. Mas Naamã ficou com lepra, uma doença da pele incurável que se alastrava e acabava por matar o doente (2 Reis 5:1). Como a lepra era muito infecciosa, os leprosos eram afastados da comunidade, para não causar epidemias. Naamã iria perder tudo.

23 E disse Naamã: Sê servido de tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus moços, os quais os levaram diante dele.

A água era usada sobretudo para os animais e não existia um extrativismo constante. Por isso havia mais água. Outra diferença era o cuidado com a água. Certamente nela era colocado tudo, todo tipo de esgoto, pois não existia consciência ecológica como existe hoje.

1 E Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todas as suas forças; e trinta e dois reis, e cavalos e carros havia com ele; e subiu, e cercou Samaria, e pelejou contra ela.

Rio Jordão na Bíblia
A história do rio Jordão possui um caráter muito místico e sagrado sendo citado muitas vezes na bíblia. Foi, portanto, no Rio Jordão que Jesus foi batizado, que ocorreu a manifestação da Santíssima Trindade, e ainda, a cura de um leproso.

Jordão é um nome masculino de origem hebraica. Surge do hebraico Yarden, a partir da palavra yarad, que significa “descer”, “correr”, "fluir". Este significado faz referência ao rio Jordão, localizado no Oriente Médio e que, atualmente, faz fronteira entre Israel e Jordânia.

Hoje em dia, apenas uma pequena parte do fluxo que historicamente atingiu o Mar Morto ainda está viva. Um dos afluentes do rio Jordão está quase seco. A área em que Al-Maghtas está localizada é uma das reservas naturais mais importantes da Jordânia.

Naamá foi a esposa do rei Salomão e mãe de seu herdeiro, Roboão. Ela era uma amonita e foi a única esposa de Salomão a ser mencionada pelo nome na Bíblia Hebraica.

O ex-ministro Eliseu Padilha, morreu na última segunda-feira, aos 77 anos, em decorrência de um câncer de estômago.

O chamado de Josué como profeta foi confirmado aos israelitas quando Deus separou as águas do Rio Jordão e permitiu que eles o cruzassem até a terra prometida.