Quem derrubou os muros de Jerusalém no tempo de Neemias?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Nabucodonosor

Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.

Nabucodonosor não contra-ataca em seguida, pois estava ocupado com outras expedições, mas assim que pôde marchou contra Joaquim. Em 598 a.C. a Babilônia marchou rumo a Jerusalém e começou o sítio a cidade.

A Cidade Santa foi berço de três grandes religiões, atraiu a atenção de governantes e imperadores ao longo dos séculos e o seu emocionante legado sobreviveu ao passar do tempo. Jerusalém foi destruída 12 vezes, sitiada 20 e outras 50 capturada.

Sob sua direção, foram reconstruídos os muros de Jerusalém. Contudo, “Neemias não se contentou simplesmente em erguer estruturas físicas, mas desejava também que seu povo fosse edificado espiritualmente” e ajudou os judeus a “assumir o controle de sua vida, suas terras e seu destino como o povo de Deus” (Modesto M.

5 A cidade ficou sob cerco até o décimo primeiro ano do rei Zedequias. 6 Ao chegar o nono dia do quarto mês a fome era tão severa que não havia comida para o povo. Ele foi levado ao rei da Babilônia em Ribla, na terra de Hamate, que o sentenciou. 7 Então o muro da cidade foi rompido.

Em Ne 4,1, Neemias aparece cercado em Jerusalém por inimigos dos quatro lados: Sanballat ao Norte, Tobias e os amonitas a Leste, os árabes ao Sul e Sudeste e os ashdoditas a Oeste (BLENKINSOPP, 1988, p.

Um dos argu- mentos utilizados para sustentar essa posição é o tempo recorde, em que uma comunidade pobre e sem recursos como era a de Jerusalém, levou para reconstruir o muro. Segundo Ne 6,15, toda a extensão foi reconstruí- da em 52 dias.

A confiança que Neemias teve em Deus o capacitou a reconstruir os muros da sua cidade amada em menos de dois meses e, assim, mudar a história de toda uma nação. Que o Senhor nos abençoe para que, por meio dEle, tenhamos coragem e força para reconstruir nossos sonhos.

Esse momento marcou um antes e um depois na história de Jerusalém. Embora a ideia de Tito fosse deixar a parede do muro ocidental de pé como símbolo da vitória de Roma sobre a Judéia, os judeus associaram isso à promessa de Deus de proteger uma parte do templo que simbolizava a sua aliança com o povo.

Jerusalém sofreu sucessivas invasões e seus muros foram destruídos, quase que por completo pelo menos três vezes. A última reconstrução ocorreu entre 1535 e 1538 d.C., quando Jerusalém fazia parte do Império Otomano, segundo ordem de Solimão I.

Neste mesmo ano, uma sublevação do reino de Judá, levou Nabucodonosor II a apoderar-se de Jerusalém, empreendendo uma guerra crua com este reino, destruindo esta cidade e ordenando a primeira deportação de Judeus para o cativeiro, na Babilónia.

Por volta de 445 AC, Neemias, descendente de uma família de deportados, vem a Jerusalém com a autorização do rei persa para colocar a casa em ordem. A primeira tarefa de Neemias foi a reconstrução dos muros da cidade para protegê-la dos vizinhos intrusos.

Neemias nos ensina a liderar sacrificialmente
Vemos, em Neemias, um líder incomumente humilde que serve aos outros com um grande custo para si. Alguns exemplos que se destacam no livro: Neemias deixa o refúgio confortável de Susã, um refúgio de inverno para os reis persas, por preocupação com o povo de Deus.

Neemias orou 120 dias com choro, com jejum, dia e noite. Ele insistiu com Deus. 5. ADMITE e CONFESSA os seus PECADOS e os do povo.

Neemias era um homem justo e temia a Deus. O relato trazido por seu irmão o incomodou porque ele sabia que os mandamentos do Senhor não estavam sendo cumpridos como deveriam, e isso o motivou a sair de sua zona de conforto.

Neemias foi usado por Deus para a reconstrução dos muros de Jerusalém que estavam destruídos no pós-exílio. Judeu (1:6b), filho de Hecalias (Ne1:1), ele fazia parte da geração de israelitas que foram levados cativos para a Babilônia. Na corte real, possuía um cargo muito importante e de grande responsabilidade.

Seja imparável como Neemias foi, você sabe do seu potencial, não se deixe contaminar, foque no alvo e continue firme. Lembre-se, seu time está olhando, observando, você é um exemplo, então seja o melhor exemplo, seja memorável.

Ezequiel

Em Ezequiel 21–23, o Senhor continuou a explicar por que Jerusalém seria destruída. Ezequiel 21 explica que alguns justos também iriam sofrer nessa destruição. Esse sofrimento, que pode parecer injusto para alguns, acontece porque o Senhor respeita o arbítrio de Seus filhos.

Afinal, por sua proximidade com o rei, o copeiro deveria ser bastante assediado por aqueles que queriam audiências ou favores reais. Sendo um copeiro com acesso direito ao rei, Neemias ocupava uma das mais lucrativas posições no império persa.

Neemias permaneceu na Judéia por doze anos atuando como governador (Neemias 5:14), realizando diversas reformas, apesar da oposição que encontrou (Neemias 13:11).