Quem derrubou o exército romano?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Em 2 de agosto de 216 a.C., o chefe cartaginês Aníbal Barca derrotou o exército romano comandado por Varrão em Canas, no sul da península Itálica.

A mais famosa batalha da 2ª Guerra Púnica foi a de Cannae (ou Cannas), em 216 a.C., que entrou para a história como a maior derrota romana.

Em setembro de 476 d.C., o Império Romano na Europa ocidental, o superestado centralizado que havia existido por 500 anos, mas que estava desmoronando mediante invasões bárbaras, de ostrogodos e visigodos, deixou de existir.

Nero e o incêndio de Roma
Para piorar a situação, ventos fortes arrastavam o fogo pela cidade. Outra versão famosa, é de que o imperador Nero teria ordenado o incêndio com o propósito de construir um complexo palaciano, já que o senado romano havia indeferido o pedido de desapropriação para a obra.

O Exército Mongol foi durante muitos anos o mais poderoso do mundo, com arcos de longo alcance e atiradores montados, muito habilidosos em combates campais. Era formado por pastores nômades que viviam nas selas dos seus pôneis.

Mongol

Sem dúvidas, o império mais vasto que o mundo antigo conheceu foi o Mongol, de Gengis Khan e sucessores. Outros impérios, como o Inca, também se estenderam por vastos lugares ao comparar com o famoso Império Romano. O khanato mongol foi “o maior império histórico em termos de território contíguo.

O processo de declínio do Império Romano do Ocidente começou em meados do século IV d.C., sobretudo em razão da série de problemas que desde o século III o assolava, como as invasões bárbaras, a crise econômica e a disputa dos militares pelo poder.

Para os romanos, os bárbaros eram todos os que não possuíam a cidadania romana e que não compartilhavam da cultura greco-romana. Por meio dos romanos, consolidou-se a ideia pejorativa de que o bárbaro era aquele tido por primitivo, incivilizado, inculto, selvagem, atrasado.

Marco Vipsânio Agripa viveu numa época de grandes generais romanos, como Júlio César e Pompeu Magno! Ainda assim, Agripa serviu como o mais alto líder militar do primeiro – e talvez maior – imperador da Roma Antiga: Augusto César.

Embora não tenha sido o melhor, e nem o maior como pessoa, foi o que fundou o império e fez o que os outros não teriam feito em seu lugar. Por isso, todos dizem que esse foi o maior dos 90 imperadores de Roma: Gaio Júlio César Augusto Otaviano, conhecido como, César Augusto.

Aníbal ainda tentou defender a capital púnica, mas foi derrotado por Cipião na batalha de Zama (202 a. C.). Com esta vitória, Roma consolidou a supremacia no Mediterrâneo Ocidental.

Ao final dos três conflitos, a cidade foi totalmente destruída e sua população foi morta ou foi escravizada pelos romanos. Com a vitória, os romanos consolidaram o seu poder sobre o mar Mediterrâneo.

Otaviano Augusto

O Império Romano começou com Otaviano Augusto e terminou com Constantino XI. O Senado servia para apoiar o poder político do imperador. O império sucedeu à República Romana. Com o novo sistema, Roma, que era uma cidade-estado, passou a ser governada pelo imperador.

Rómulo Augústulo

Rómulo Augústulo foi o último imperador de Roma. A sua deposição é tradicionalmente considerada como o fim do Império Romano e da Antiguidade e o início da Idade Média, mas na verdade parece não ter causado qualquer impacto ou suscitado qualquer reação.

Nascido em 15 de dezembro 37 d.C, Nero foi considerado um dos imperadores mais polêmicos de Roma e chegou a ser o maior inimigo do império romano. Ele ficou famoso por colocar fogo em Roma.