Quem derrotou os sumérios?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

A queda dos Sumérios ocorreu por fatores como seca e invasões de outros povos, sobretudo os acádios, que se instalaram na mesma região.

Origem. Acredita-se que antes dos Sumérios chegarem, a baixa Mesopotâmia foi ocupada pelos Ubaidas, um povo que não pertencia ao grupo semita. Para quem tem interesse em pesquisar, esse povo ubaidiano foi muito importante e com certeza foi responsável pelo alicerce da civilização Suméria.

Nabopolassar

"Rei da Suméria e Acádia" foi adotado pelo primeiro rei neobabilônico, Nabopolassar (r. 626–605 aC). O título continuou a ser usado pelos monarcas do Império Neobabilônico até sua queda.

Sumérios são os habitantes ou as pessoas naturais da Suméria, Sul da Mesopotâmia, onde atualmente se localiza o Iraque e o Kuwait. Durante muitos anos acreditou-se que teria sido a primeira civilização a se desenvolver nessa região, localizada entre os rios Tigre e Eufrates.

Mesopotâmia

Mesopotâmia (3.500 a.C – 500 a.C)
Considerada por muito tempo como a primeira civilização do mundo, a Mesopotâmia é conhecida por seus costumes e invenções que mudaram a humanidade.

sumérios

Os sumérios eram um povo que se estabeleceu na Mesopotâmia a partir de 5000 a.C., ao sul dessa região. Eles foram considerados o primeiro povo a fixar-se de forma sedentária com a fundação de suas cidades. Atribui-se a eles grandes construções e a invenção da primeira forma de escrita da humanidade.

Os acádios ou acadianos eram povos de origem semita que venceram os sumérios e adquiriram o controle da região da Mesopotâmia em 2334 a.C. Culturalmente, usaram muito do que tinha sido inventado pelos sumérios. Desenvolveram um império, que durou 200 anos.

escrita cuneiforme

A eles são atribuídas duas grandes invenções: a da escrita e a da roda, ambas a cerca de 6000 anos atrás. A sua escrita era de uso particularmente da elite, principalmente dos sacerdotes e escribas. Ela era gravada em tabletes de argila com uma pinça em forma de cunha, e por isso recebeu o nome de escrita cuneiforme.

Os Anunáqui eram creditados como sendo descendentes de Anu (ou An), o deus sumério do céu, e sua consorte, a deusa da terra Ki. Samuel Noah Kramer associa Ki com a deusa mãe suméria Ninursague, afirmando que eram originalmente a mesma figura.

O resultado disso é que os especialistas descobriram registros escritos egípcios tão antigos quanto os dos sumérios, o que sugere que a primeira fase da civilização egípcia surgiu aproximadamente na mesma época que o primeiro período histórico sumério, por volta de 4 mil a.C.

O rei Sargão fundou o primeiro império que se conhece ao apoderar-se da Suméria, a sul de Acádia. Aconteceu aproximadamente em 2330 a.C., na Mesopotâmia, a terra entre os rios Tigre e Eufrates.

Os sumérios foram os primeiros povos que habitaram a Mesopotâmia, região entre os rios Tigre e Eufrates, protegida por deserto, braço de mar e banhada por esses rios, que garantiam a agricultura, local onde mais tarde ocorreram constantes disputas.

Os sumérios eram politeístas, isto é, sua religião comportava diversos deuses. Estes possuíam diversificados campos de atuação: existia a deusa do amor, da guerra, da agricultura.

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.

A queda dos Sumérios ocorreu por fatores como seca e invasões de outros povos, sobretudo os acádios, que se instalaram na mesma região.