Quem derrotou os hebreus?

Perguntado por: adorneles3 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A conflituosa relação entre hebreus e romanos chegou ao seu fim quando os exércitos romanos esmagaram estes levantes e expulsaram os hebreus de Jerusalém, em 70 a.C..

O retorno do povo hebreu à sua terra natal foi seguido por outros processos de dominação. Em 332 a.C., o império macedônico formado por Alexandre, o Grande, dominou a palestina. No século I a.

Deus contará a Josué que o motivo da derrota foi o guerreiro malvado estar no meio dos hebreus. “Deus vai cobrar uma providência de Josué, que vai decretar a pena de morte para Acã e seus filhos, por apedrejamento.

Durante o domínio babilônico (caldeus), os hebreus foram escravizados, e o Templo de Jerusalém, destruído, no século VI a.C.

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

O termo judeu veio da predominância da tribo de Judá. Isto é, antes do seu retorno à Terra Prometida, quando voltaram do cativeiro. Por causa disso, os hebreus/israelitas passaram a ser chamados de judeus.

A expulsão dos palestinos deu início a uma série de conflitos pela terra que se estende até a atualidade, tornando difícil o processo de paz na região. Atualmente, a região em que vivem os hebreus, no Estado de Israel, continua sendo foco de conflitos.

Tecnicamente falando, a principal diferença entre 'hebreu' e 'israelita' é que a primeira palavra inclui as gerações dos Patriarcas, ao passo que geralmente a segunda palavra se refere à descendência de Jacó.

Nessa fase, quatro eram os povos que habitavam Canaã: os cananeus, os israeli- tas, os moabitas e os amonitas.

Moisés percebeu isto, que no Egito, terra da escravidão, não teriam futuro e que deveriam retornar a terra que Deus doará a seus pais. O Egito no quadro do Oriente Médio se tornou uma grande civilização por causa das águas do Rio Nilo, que fornecia adubo e água para uma agricultura exuberante.

O povo hebraico origina-se da região da Palestina, localizada entre o deserto da Arábia, Líbano e Síria. Na proximidade do Mar Mediterrâneo e cruzada pelo rio Jordão, a região da Palestina era considerada um dos mais importantes centros comerciais do mundo antigo.

Após ser surpreendido por Tibar, Acã trai Josué ao contar sobre os espiões hebreus enviados à Jericó, com a intenção de trocar a informação por ouro.

profeta Moisés

Josué, filho de Num, foi o sucessor do profeta Moisés na Bíblia. Mas antes de assumir a missão, ele foi preparado por Deus e aprendeu muitas coisas importantes, principalmente observando como Moisés se relacionava com o Senhor.

Na época dos acontecimentos de Josué 9, a fama dos israelitas estava espalhando-se por toda a terra. Um grupo de pessoas, os gibeonitas, decidiram enganar os israelitas para que fizessem um tratado de paz com eles. Sem pedir a aprovação do Senhor, os israelitas fizeram o tratado.

Essa primeira fase da história hebraica é conhecida como período dos patriarcas, sendo Abraão, Isaque e Jacó os grandes patriarcas hebreus.

Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca. Samuel exortou os israelitas a voltarem para o Senhor.

Em 1250 a.C. os hebreus saíram do Egito liderados por Moisés para voltar à Palestina. Segundo a Bíblia, foi na volta dos hebreus à Palestina que Moisés recebeu as tábuas contendo os dez mandamentos de Deus.

O rabino Sany Sonnenreich, presidente do Instituto Rav Sany, destacou a importância do diplomata brasileiro Oswaldo Aranha no processo de legitimação do Estado judaico junto da Organização das Nações Unidas em 1948.

Guerra de Iom Kipur de 1973
Dois anos de difíceis negociações entre Israel e o Egito e entre Israel e a Síria resultaram em acordos de retirada, que determinaram que Israel se retirasse de partes dos territórios capturados durante a guerra.

Dominação política, êxodos e guerras marcam a região há mais de mil anos. O conflito entre Israel e Palestina existe há muitos anos. Em 2021, uma nova escalada de violência foi motivada por ameaças de despejos de famílias palestinas.