Quem derrotou o gigante da Bíblia?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Golias de Gate

Israel e os filisteus se enfrentam em guerra — Golias de Gate, um gigante, afronta Israel e desafia qualquer israelita para um combate pessoal — Davi o enfrenta em nome do Senhor — Davi mata Golias com pedra e funda — Israel derrota os filisteus.

Davi enfiou a mão no bornal, pegou uma pedra, atirou-a com a funda e acertou na testa do filisteu. A pedra afundou na testa do filisteu, que caiu de bruços no chão. Assim Davi foi mais forte que o filisteu, apenas com uma funda e uma pedra: sem espada na mão, feriu e matou o filisteu” (1Sm 17, 38-40.48-50).

22 Davi deixou o que havia trazido com o responsável pelos suprimentos e correu para a linha de batalha para saber como estavam seus irmãos. 23 Enquanto conversava com eles, Golias, o guerreiro filisteu de Gate, avançou e lançou seu desafio habitual; e Davi o ouviu.

Ele recusou a oferta de usar a armadura e espada do rei, preferindo enfrentar Golias com apenas uma funda e cinco pedras. O jovem balançou sua funda, mirando na testa do inimigo filisteu. Bastou uma pedra e o gigante caiu no chão. Davi correu, agarrou a espada de Golias e cortou sua cabeça.

Esses quatro eram descendentes dos gigantes, filhos de Rafa, em Gate e foram todos mortos por Davi e seus soldados.

Davi reinou sobre Israel durante quarenta anos – sete anos em Hebrom e trinta e três anos em Jerusalém. Ao informar sobre a velhice e morte de Davi, o cronista escreve: “Morreu em ditosa velhice, e repleto de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar” (1 Crônicas 29:28).

aprendemos que Golias teve quatro irmãos (Com Golias, cinco), Isbi-Benobe, Safe, Lami, e um "Homem de alta estatura". Todos estes eram gigantes e filhos do Gigante Rapha em Gate.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

Introdução. O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Davi mata o gigante Golias em duelo eletrizante.

5 E chegaram os asírios de Damasco para socorrer Hadadezer, rei de Zobá; porém Davi matou dos sírios vinte e dois mil homens.

Em seu livro Davi e Golias – a arte de enfrentar gigantes, ele desafia as crenças sobre nossas fraquezas e nossa insignificância, trazendo uma interpretação nova sobre o que é ser discriminado e subestimado.

Davi tinha cerca de 23 anos quando matou Golias. Tinha 30 anos quando começou a reinar sobre Judá, em Hebrom, e sete anos e meio mais tarde tornou-se o grande rei sobre todo Israel. Viveu 70 anos, durante os quais foi um grande rei e um grande profeta.

Ele é descrito como tendo seis côvados e um palmo de altura (2,92 metros), tendo em sua cabeça um elmo de bronze, e usando uma couraça de escamas de bronze pesando cinco mil siclos (57 kg), com grevas de bronze sobre suas pernas e um Dardo de bronze entre seus ombros.

Os filisteus estavam atacando os israelitas. Todas as manhãs, um gigante filisteu chamado Golias desafiava os israelitas a lutar contra ele. Golias era maior e mais alto do que qualquer outra pessoa e era feroz. Ele usava uma armadura pesada e carregava uma espada, uma lança e um grande escudo.

Ogue foi um rei amorreu muito alto que foi derrotado por Moisés e os israelitas.