Quem derrotou a Itália na Segunda Guerra Mundial?

Perguntado por: apaiva . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

O Quartel-General dos Aliados (AFHQ) decidiu começar uma campanha para reconquistar o Mediterrâneo e planejou começar pela invasão da Sicília e depois invadir o sul italiano. A campanha na Itália terminou somente em maio de 1945 com a rendição do Exército Alemão.

Assim, no mesmo dia em que Eisenhower falou aos italianos, Hitler anunciou a operação Axis, que consistia em invadir a Itália. As tropas alemãs entraram em Roma e ocuparam a cidade por 270 dias. A família real e o primeiro-ministro deixaram a cidade e instalaram o governo em Brindisi, a mais de 500 km da capital.

Em 9 de maio de 1945, há exatos 74 anos, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) anunciava a vitória sobre o Exército nazista, dando fim à Segunda Guerra Mundial -- chamada pelos soviéticos de “Grande Guerra Patriótica”.

Entre esses inúmeros soldados, incluía-se Ludwig Baumann, que decidiu, em 1942, não participar mais “do massacre que Adolf Hitler estava promovendo pela Europa. Decidiu desertar. Mas foi pego e acabou condenado por trair a Alemanha.

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

Aliados

Este artigo foi útil? Os Aliados foram os países vencedores da Segunda Guerra Mundial.

Com o início da Primeira Guerra Mundial, a Itália se recusou a ingressar no conflito com austríacos e alemães e abandonou a Tríplice Aliança em 1915. Isso aconteceu porque ela foi convencida a aderir à Tríplice Entente, declarando guerra contra alemães e austríacos no mesmo ano.

Além de subverter todos os pilares democráticos do país ao pregar o nacionalismo revolucionário, estabeleceu uma autoridade ditatorial por meio ilegais, assassinou seus inimigos políticos, aprovou invasões, reprimiu a classe trabalhadora, privou a liberdade de expressão e priorizou os ricos — o líder fascista conseguiu ...

Sob o comando de Benito Mussolini, o regime fascista italiano ambicionava restabelecer um “Império Romano” na região do Mediterrâneo, e foi com esse propósito que a Itália coordenou suas invasões durante a Segunda Guerra Mundial.

A primeira ideia de Mussolini era tornar o fascismo mais agradável aos olhos de políticos moderados e, por conta disso, passou a controlar a violência dos fascistas e dos camisas negras.

A contra-ofensiva soviética
O planejamento da contra-ofensiva foi feito com táticas que viriam a encurralar e destruir o 6° Exército alemão e demais tropas do Eixo em torno de Stalingrado, tornando essa a segunda derrota em larga escala do Terceiro Reich durante a Segunda Guerra Mundial.

A Alemanha e seus aliados utilizaram mais de 3.5 milhões de soldados para o ataque. O ataque alemão contra a União Soviética foi um marco decisivo na história da Segunda Guerra Mundial e na do Holocausto.

exército soviético

O exército soviético conquistava uma importante vitória sobre tropas da Alemanha nazista, o que faria com que Adolf Hitler começasse a perder a guerra. O combate em Stalingrado havia começado em 17 de julho de 1942, e foi uma das mais importantes disputas da Segunda Guerra Mundial.

Por que o Japão era aliado da Alemanha nazista? Porque, devido às circunstâncias, ambos tinham inimigos comuns naquele momento. Do ponto de vista do Eixo, a aliança entre Japão e Alemanha tinha a vantagem de obrigar os Estados Unidos a dividirem suas forças.

Batalhas que o Brasil participou na Segunda Guerra Mundial
Lutando ao lado do exército dos EUA, os brasileiros conseguiram expulsar o Exército alemão que ainda resistia no norte da Itália. Em setembro de 1944, os soldados brasileiros tomaram Massarosa, Camaiore e Monte Prano.

Pouco antes da agressão japonesa aos Estados Unidos, o Japão assinou o Pacto Tripartite e tornou-se membro do Eixo e aliado militar da Alemanha e Itália, em 1940. No final de 1941, o Japão atacou a base naval americana de Pearl Harbor e, assim, iniciou o conflito armado contra os Estados Unidos.

A campanha na Itália terminou somente em maio de 1945 com a rendição do Exército Alemão. Soldados americanos da 92ª Divisão de Infantaria combatendo forças alemãs em Lucca, 1944. Estima-se que entre setembro de 1943 e abril de 1945, cerca de 60 mil soldados Aliados e 50 mil alemães morreram na Itália.

Franceses e ingleses nada fizeram, pois temiam que um desafio aos alemães poderia levar a Europa a uma nova guerra, experiência essa que queriam evitar ao máximo. À medida que a Alemanha fortaleceu-se militarmente, Hitler deu início ao seu expansionismo territorial.