Quem definiu quatro Brasis?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

"Os quatro Brasis" é uma proposta teórica e geográfica de regionalização do Brasil feita pelos geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira em 2001.

Região Amazônica. Região Nordeste. Região Centro-Oeste. Região Concentrada.

Resposta: O principal critério utilizado nessa regionalização é o “meio técnico-científico-informacional”. Como a informação e as finanças são diferentemente irradiadas pelo território brasileiro, formam “quatro brasis”, representados pela Região Amazônica, Região Nordeste, Região Centro-Oeste e Região Concentrada.

No ano de 1941, o IBGE elaborou proposta de regionalização baseada nas características fisiográficas do território nacional e respeitando as fronteiras administrativas estaduais. Na primeira regionalização, foram propostas cinco divisões, as regiões Norte, Nordeste, Sul, Leste e Centro-Oeste.

De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.

No filme, Milton Santos ressalta as três faces da globalização: A primeira seria o mundo tal como nos fazem vê- lo: a globalização como fábula; a segunda seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e a terceira, o mundo tal como ele pode ser: uma outra globalização.

Delgado de Carvalho é considerado o iniciador dos estudos de geografia científica no Brasil e o nosso primeiro geógrafo.

A globalização é fragmentação ao expressar no lugar os particularismos étnicos, nacionais, religiosos e os excluídos dos processos econômicos com objetivo de acumulação de riqueza ou de fomentar o conflito (Ribeiro, 2001).

Em 1994 o geógrafo brasileiro Milton Santos estabeleceu a diferença entre “urbano”, que seria frequentemente o abstrato, o geral e o externo, e a “cidade”, seria o particular, o concreto e o interno (p. 69). A cidade seria para o autor ao mesmo tempo, uma região e um lugar (p. 71).

A divisão regional do território brasileiro em “quatro Brasis” foi proposta pelo professor Milton Santos e pela professora Maria Laura Silveira, em 2001. O principal critério utilizado nessa regionalização é o “meio técnico-científico-informacional”.

A regionalização divide o país em quatro regiões: Concentrada, Centro-Oeste, Nordeste e Amazônia. A divisão regional leva em consideração os aspectos socioeconômicos e o meio geográfico, destacando a articulação do território brasileiro inserido como uma economia periférica no capitalismo globalizado.

A regionalização do Brasil proposta por Milton Santos também é conhecida como “Os Quatro Brasis” e tem como critério de análise o meio técnico-científico informacional.

Resposta verificada por especialistas. Enquanto a regionalização de Milton Santos tem como base os aspectos socioeconômicos do país, a regionalização do IBGE tem como base questões físicas como os relevos e o clima.

Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira sugeriram, na década de 1990, uma nova divisão regional do País com base no critério do meio técnico-científico-informacional. Seriam quatro regiões: Amazônia; Nordeste; Centro-Sul; e Região Concentrada.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1970, dividiu o território brasileiro em regiões: Região Sul, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste e Norte.

Os critérios que foram utilizados pelo geográfo Pedro Pinchas Geiger para regionalizar o Brasil foram os aspectos naturais, históricos, humanos, sociais e econômicos, que os estudioso considerava bem distintos.

Essa proposta de divisão regional do Brasil surgiu para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados foram apenas os elementos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental e Meridional.