Quem define que está na hora certa de trocar o celular?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
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O direito está garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC - artigo 18, §1° e 3°), que determina que quando o produto é essencial, não se aplica o prazo de 30 dias para a resolução do problema, dado ao fornecedor em outros casos.

Segundo a lei, o consumidor tem até 30 dias para reclamar de defeitos em um bem não durável (aparelhos descartáveis, por exemplo), e de 90 dias em caso de produto durável (eletroeletrônicos).

– saiba que pode solicitar a troca diretamente à loja, ao fabricante ou à assistência técnica. De acordo com o CDC, os prazos para reclamação dos defeitos aparentes e de fácil constatação são de (art. 26 do CDC): a) 30 dias para produtos não duráveis. Ex.: produtos alimentícios; b) 90 dias para produtos duráveis.

Quais são as 5 melhores marcas de celular em 2023? As melhores marcas de celular consistem na Samsung, Xiaomi, Apple, Motorola e a Asus. Destacam-se também a LG e a Huawei que têm ótimas opções no mercado.

Escolhemos o Galaxy Note como o primeiro da lista por ser o top de linha com melhor autonomia de bateria atualmente. Além disso ele oferece uma excelente qualidade em outros aspectos como, desempenho, tela, câmeras e design.

Quando o produto apresenta algum tipo de defeito o comerciante não tem escolha, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o vendedor é obrigado a substituir o produto ou devolver o dinheiro.

O celular é considerado pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) como um item essencial. Por isso, se o seu aparelho apresentar problema de funcionamento você pode, sim, exigir a troca imediata por outro aparelho do mesmo modelo.

As lojas costumam permitir que o comprador devolva ou troque sua mercadoria, ainda que ela não tenha nenhum defeito ou avaria. Nesse caso, o estabelecimento oferece um “agrado”. A única obrigatoriedade acontece quando o produto apresenta vícios ou problemas. É o que dizem os artigos 18 e 26 do CDC.

É a garantia que todo produto tem, independente do fornecedor oferecer 'termo de garantia' por escrito. No prazo da garantia legal, o fornecedor é responsável por todo o produto, ainda que usado, respeitados o desgaste natural do bem e os vícios que foram informados no momento da contratação.

Portanto, não é razoável exigir do fornecedor que cancele a compra de um produto que é “usado”. O consumidor tem o direito de “experimentar” e apurar a qualidade, mas não poderá “usufrui-lo” no período de 7 dias.

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.

O Samsung desbanca todos os celulares da nossa lista, conquistando o 1º lugar como o melhor celular. Ele tem uma qualidade impressionante, tanto no seu desempenho quanto em acabamento.

Embora a Samsung seja melhor, em média, entre os aparelhos topo de linha, o Motorola Edge 30 Pro pode ser mais vantajoso para o que o usuário de acordo com o que ele está em busca ou deseja. O mesmo vale para modelos intermediários, pois o Galaxy A53 pode fazer mais sentido para você do que o Moto G60.

Dados de um levantamento da empresa especializada em análise de mercado Counterpoint Research apontaram que oito dos 10 smartphones mais vendidos no mundo durante o ano de 2022 foram da Apple, enquanto os outros dois são da Samsung.

Entre eles, está o Blackview BV9200, apresentado recentemente com todos esses padrões citados. Ou seja, esse celular da Blackview é um modelo com resistência militar, suportando queda em concreto até 1,8 metro, IP68 de resistência à água e poeira, e IP69K de alta pressão e temperatura.