Quem defende o inatismo?
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
Quais são os principais autores do pensamento didático nos períodos do inatismo?
- Pré-Socráticos.
- Inatismo: Platão, Descartes e Kant.
- Empirismo: Bacon, Locke e Hume.
- Interacionismo de Piaget.
- Bibliografia.
O que Bacon defendia?
Bacon era um empirista, ou seja, defendia que o conhecimento advinha, em primeiro plano, da experiência prática. No período em que estudou no Trinity College, ele se aprofundou na filosofia escolástica tomista aristotélica, o que o fez perceber o problema do método na filosofia do grande pensador grego Aristóteles.
Qual é a teoria defendida por Descartes?
Descartes acreditava na matematização da física. Ele propunha uma metodologia dedutiva em que a matemática desempenhava um papel central. modo de investigação que partia dos primeiros princípios e deduções correspondentes. Tentou resolver os problemas da inércia e da queda dos corpos.
O que é inatismo Para Piaget?
[...] na visão inatista, nossa inteligência não depende de nós, ou seja, é independente. Por isso, nessa visão o sujeito é considerado em sua versão passiva, subordinada ou submissa aos ditames de sua pré-formação ou herança genética.
O que é inatismo Para Chomsky?
O inatismo é uma hipótese, defendida por Chomsky, de que o ser humano é dotado de uma gramática inata, ou seja, essa teoria postula que o ser humano vem programado biologicamente para o desenvolvimento de determinados conhecimentos, essa proposta procura dar conta da competência e criatividade do falante.
O que aponta a abordagem inatista?
A abordagem inatista-maturacionista foi à primeira concepção de desenvolvimento humano a se destacar. Enfatiza que os fatores hereditários ou de maturação são mais impor- tantes para o desenvolvimento da criança do que os fatores relacionados à aprendizagem e à experiência.
Quais são os três tipos de ideias do inatismo?
Descartes distingue três tipos de ideias: inatas, adventícias e factícias.
O que é um professor inatista?
Há também o professor inatista aquele que não tem uma função ativa como no modelo diretivo, porque a capacidade de aprender é exclusiva do sujeito. Nada que o professor fizer mudará essa situação.
Qual era o pensamento de Bacon e Descartes?
Se em Bacon “saber é poder”, em Descartes, “a ciência deve tornar-nos senhores da natureza”. Vinculada à ideia de intervir nela, conhecê-la e dela se apropriar, os novos propósitos científicos não são apenas con- templação da verdade, mas, sobretudo, o exercício do poderio humano.
Qual é a filosofia de Kant?
Kant revela que o espírito ou razão, modela e coordena as sensações, das quais as impressões dos sentidos externos são apenas matéria prima para o conhecimento. O julgamento estético e teleológico unem nossos julgamentos morais e empíricos, de modo à unificar o seu sistema.
Qual a diferença entre Locke e Descartes?
O projeto de Locke é mais modesto que o de Descartes, pela própria natureza empirista. Para Locke, produzir conhecimento é produzir ideias. Para Descartes, a condição fundamental da produção de conhecimento verdadeiro é Deus, uma vez que afirma a existência de ideias inatas.
Qual foi a principal ideia defendida por Rousseau?
Ele defendia a igualdade total entre todos os homens como ponto fundamental de uma boa sociedade. Junto disso, defendeu a tese igualitarista de que todos deveriam ser tratados da mesma maneira, tanto politicamente quanto socialmente.
Qual era a religião de Descartes?
Há os autores que consideram o filósofo como decidido apologista da fé católica; há os que só vêem o racionalista, funda- dor da ciência e da filosofia moderna, o precursor do deísmo e do materialismo do século XVIII, do marxismo e do positivismo do século XIX, e do espírito leigo da ciência moderna; entre êsses dois ...
Como ocorre a aprendizagem no inatismo?
Na concepção inatista, a prática pedagógica não tem origem contextualizada, daí a ênfase no conceito de educando em geral. Os postulados inatistas justificam práticas pedagógicas espontaneístas, do reforço das características inatas, onde o sucesso escolar está no educando e não na escola.