Quem defende a teoria humanista?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

TEORIA HUMANISTA: CARL ROGERS E A EDUCAÇÃO.

Rogers propõe a sensibilização, a afetividade e a motivação como fatores atuantes na construção do conhecimento. Uma das ideias mais importantes na obra de Rogers é a de que a pessoa é capaz de controlar seu próprio desenvolvimento e isso ninguém pode fazer para ela.

A psicologia humanista tem como principal objeto de estudo o ser humano enquanto indivíduo único e multifacetado. Psicólogos humanistas acreditam que a construção e a preservação do bem-estar leva, naturalmente, à autorrealização.

Com a Abordagem Humanística o foco não é mais a tarefa ou a organização, mas sim as pessoas. A teoria surgiu como consequência da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e tem como objetivo a humanização e democratização, deixando de lado a rigidez existente até então.

O humanismo foi um movimento que marcou o modo de pensar do ser humano, que a partir daí, começaram a se importar com coisas diferentes além do teocentrismo. Como o foco era o valor do ser humano, ele teve destaque com as produções artísticas em massa, como fundamento a valorização do ser humano.

Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas. Com o distanciamento das questões religiosas, nesse período foi possível realizar novas formas de estudo acerca da arte, ciência e política.

O humanismo estabelece que valores como amor, respeito e honestidade devem ser desenvolvidos através de experiências individuais e mundanas. Assim, a corrente humanista rejeita a ideia de que forças externas devam ditar a moralidade dos atos humanos, bem como desconsidera qualquer conceito religioso sobre o tema.

Humanismo renascentista foi um movimento intelectual desenvolvido na Europa durante o Renascimento, entre os séculos XIV (14) e XVI (16). Iniciado em Florença por Francesco Petrarca, inspirado pela Antiguidade Clássica (Grega-latina), foi seguido por Dante Alighieri e Boccaccio.

É desenvolvida a teoria das atitudes facilitadoras, segundo a qual o psicoterapeuta deve apresentar três condições para que ocorra o crescimento do cliente: empatia, aceitação positiva incondicional e congruência.

Abordagem Centrada na Pessoa

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) foi desenvolvida por Carl Rogers na década de 1940. Foi considerado, na época, um ato revolucionário, uma vez que o proposto por Rogers se distanciava do modelo tradicional de terapia praticado na época.

Para Rogers, a sanidade mental e o desenvolvimento pleno das potencialidades pessoais são tendências naturais da evolução humana. Removidos eventuais obstáculos nesse processo, as pessoas retomam a progressão construtiva.

Ambos os percursores da teoria humanista foram psicólogos norte-americanos. Maslow acreditava na tendência individual da pessoa para se tornar auto realizadora, enquanto Rodgers, passou a ter sua visão humanista através do tratamento de pessoas emocionalmente perturbadas.

O que é Humanismo:
O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse. Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo.

A base da Educação Humanista
A Educação Humanista tem como foco a ideia de que todos devem ter igualdade de oportunidades. Para isso, busca atender às necessidades e o bem-estar do aluno, colocando o conhecimento técnico – matemática, língua portuguesa e afins – e as relações humanas em harmonia.

Os humanistas criticavam o pensamento medieval, no qual os ensinamentos eram inspirados somente na leitura e interpretação da Bíblia, buscavam outras fontes de conhecimento, por isso viam na Antiguidade Clássica sua maior fonte de inspiração para estabelecer um vínculo entre os antigos saberes e as no as criações.

O Humanismo é um movimento que coloca o ser humano e suas capacidades como protagonistas, influenciando principalmente a filosofia e a literatura. Surgiu na Europa durante a transição do Medievo para a Modernidade. Tem o antropocentrismo como principal característica, ainda assim, existem diferentes vertentes!

Ela surgiu nos EUA, como consequência das conclusões da experiência de Hawthorne. trabalho com a aplicação de métodos científicos e precisos. ênfase nas pessoas.