Quem decifrou o Código Morse?

Perguntado por: idomingues . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

O inventor do Código Morse foi o pintor e físico norte-americano Samuel Morse (1791-1872), que desenvolveu o sistema em 1835.

A transmissão das mensagens codificadas em Morse pode ser feita por pulsos elétricos, por meio de uma rede telegráfica; por ondas mecânicas, através do som; por ondas eletromagnéticas, através de sinais de rádio com pulsos ou tons curtos e longos; ou ainda, por sinais visuais, utilizando ferramentas como lâmpadas e ...

A primeira mensagem enviada em código morse por longa distância viajou de Washington, D.C, para Baltimore em uma sexta-feira, 24 de maio, em 1844, há 175 anos. Foi a primeira vez na história humana que pensamentos complexos foram comunicados a longas distâncias quase instantaneamente.

Inicialmente, Samuel Morse queria transmitir apenas números pelo telégrafo e utilizar um livro para decodificar as palavras. No entanto, o código acabou incluindo letras, algarismos e sinais. A lógica foi usar as menores sequências de pontos e traços para representar as letras mais comuns no inglês.

O que muitas pessoas não sabem é que as letras SOS não significam absolutamente nada além do que apenas isso: um sinal de socorro e alerta. Normalmente, o código é associado como sendo uma sigla de expressões como "Save Our Ship" ("Salvem nosso navio", em inglês), ou mesmo "Save Our Souls" ("Salvem nossas almas").

Quando se fala em códigos, geralmente, nos vêm em mente algo que seja secreto, ou que seja do conhecimento de poucas pessoas. Existem vários tipos de códigos: - Código Comercial; - Código Penal; - Código Civil; - Código de Barras; - Código Genético; - Código Morse.

Passos

  1. Ouça atentamente gravações lentas de código morse. ...
  2. Use uma cópia do alfabeto do código Morse como referência (como o exemplo no final desta página). ...
  3. Pratique os sons. ...
  4. Decore as letras mais fáceis primeiro. ...
  5. Crie associações. ...
  6. Divirta-se.

Um Código 143 é simplesmente dizer “eu te amo” muito rapidamente em um novo relacionamento. Estranhamente, a origem vem do número de letras em cada palavra (do inglês), portanto: (1) I; (4) love; e (3) you.

O telégrafo foi um equipamento de comunicação inventado, em 1837, por um pintor chamado Samuel Morse. Utilizava a corrente elétrica para enviar pulsos que continham uma mensagem codificada em pontos ou linhas. O código utilizado na comunicação do telégrafo recebeu o nome de código Morse, também inventado pelo pintor.

O código Morse é uma alternativa útil para o envio de dados para ouvintes em canais de voz, pois muitos repetidores de rádio amador, por exemplo, são capazes de transmiti-lo, mesmo que eles sejam utilizados para comunicações de voz.

Etapa 2: configurar o teclado Morse

  1. No smartphone ou tablet Android, abra o app Configurações.
  2. Toque em Sistema. Idiomas e entrada.
  3. Toque em Teclado virtual. Gboard.
  4. Toque em Idiomas. Inglês (EUA).
  5. Deslize o dedo para a direita nas opções e toque em Código Morse.
  6. Toque em Concluído.

O remetente ligava para a companhia telefônica, ditava o texto e fornecia os dados do destinatário. Depois, essas informações eram repassadas para uma outra telefonista, que datilografava o conteúdo num papel timbrado, que era entregue ao destinatário por um estafeta.

Existem duas possibilidades para cada letra: ponto ou traço. Portanto, há 2 + 4 + 8 + 16 = 30 palavras no código morse.

Um ponto pode ser considerado como a unidade de tempo básica no código Morse. O fechamento do interruptor por 3 unidades de tempo, ou 3 pontos, representa o que se chama traço. O espaçamento é muito preciso. Pequenos espaços entre os pontos e os traços formam uma letra.

O código se torna cada vez mais obsoleto em virtude dos avanços tecnológicos, sendo utilizado ainda apenas no radioamadorismo. Tornou-se um patrimônio de telegrafia, pois foi a primeira forma de comunicar em tempo real, seguindo-se o rádio e o telefone.

ondas mecânicas (som), conhecido por morse acústico; sinais visuais (luzes acendendo e apagando); ondas eletromagnéticas (sinais de rádio).

1. Scrr. Abreviação de "socorro" muito usada em redes sociais.