Quem de fato descobriu o Brasil?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Pedro Álvares Cabral

A versão histórica oficial considera o explorador português Pedro Álvares Cabral (1467-1520) como o primeiro navegante a chegar em terras brasileiras, junto com uma frota de 13 navios e mais de mil marujos.

Pedro Álvares Cabral

Em abril de 1500, depois de 45 dias de viagem, a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil – o fato ficou conhecido como o descobrimento do país. Entretanto, as terras brasileiras já eram ocupadas pelos povos indígenas.

Sua ascensão começou quando, aos 16 anos, D. João II o nomeou fidalgo. Foi também comandante militar, navegador e explorador português, provavelmente o primeiro europeu no Brasil. Adquiriu grande experiência em navegação e diplomacia.

Experiente, integrou a frota que, sob o comando de Cristóvão Colombo (1451-1506), descobriu a América, em 1492. Poucas semanas depois, em fevereiro de 1500, o primo de Pinzón, Diego de Lepe, também navegou por águas brasileiras. A Espanha só não reivindicou a descoberta do Brasil por causa do Tratado de Tordesilhas.

A utilização do termo descobrimento está ligada ao etnocentrismo dos portugueses, e também dos europeus. Por entenderem o mundo tendo por centro sua própria etnia, seu próprio povo, os portugueses desconsideraram que os indígenas já conheciam o território.

A versão mais conhecida por todos defende que o primeiro europeu a tocar no Brasil, pelo território da Bahia, foi o português Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500.

Por via das dúvidas, Cabral logo tomou posse do lugar em nome de Portugal. Daí, enviou uma das suas naus de volta a Lisboa, a fim de informar o Rei Dom Manuel I, e decidiu retomar a missão original.

Nossa língua, cultura, organização social, religião e política seriam outras. Mas seríamos explorados do mesmo jeito, já que os produtos tropicais tinham grande valor”, afirma Maria Isabel Fragoso, assessora de história do colégio Albert Sabin.

Os índios sobreviviam da caça, da pesca, do extrativismo e da agricultura. Nem esta última, porém, servia para ligá-los permanentemente a um único território. Fixavam-se nos vales de rios navegáveis, onde existissem terras férteis. Permaneciam num lugar por cerca de quatro anos.

Antes de ser Brasil, o país era chamado pelos índios de Pindorama, que na língua nativa significava “região ou país das palmeiras”.

A hipótese mais aceita para explicar a origem dos índios brasileiros é a de que eles são descendentes de povos asiáticos que atravessaram o estreito de Bering há 62 mil anos. Estudos arqueológicos recentes estabelecem a chegada dos primeiros habitantes do Brasil à Bahia e ao Piauí entre 20 mil e 40 mil anos atrás.

Durante muito tempo afirmou-se que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 22 de Abril de 1500 por acaso, após a esquadra que comandava se desviar da rota traçada após uma tempestade. Mas há outras versões para essa história.

Pedro Álvares de Gouveia

Foi batizado como Pedro Álvares de Gouveia e, só anos mais tarde, supostamente após a morte de seu irmão mais velho em 1503, começou a usar o sobrenome do pai.

O nome completo é Pedro Álvares Cabral, mas, historicamente, acredita-se que ele se chamava Pedro Álvares de Gouveia. Pedro Álvares Cabral é reconhecido historicamente por ser o responsável por descobrir o Brasil em 22 de abril de 1500, quando ele e sua tropa portuguesa pisaram no território do Brasil.

O descobrimento da América aconteceu com a chegada dos espanhóis no continente, em 12 de outubro de 1492, durante a expedição de Cristóvão Colombo.

Cristóvão Colombo

O Descobrimento da América aconteceu em 1492, quando o navegador genovês Cristóvão Colombo, financiado pela monarquia espanhola, chegou à Ilha de Guanahani, nas Antilhas (rebatizada posteriormente como San Salvador). Colombo acreditava que havia chegado às Índias.

A cada viagem recalculava-se a hora e, passados 10 anos, a hora de Espanha seria conhecida nas Américas com um erro menor do que uma hora: Erro = 30/(10*2*10*10)^0,5 = 0,67h => 770 km.

“Os portugueses, desde a sua chegada ao Brasil, em 1500, procuraram ouro e pedras preciosas, mas só passados quase dois séculos, no final de 1600, é que descobriram as possantes jazidas de ouro na região posteriormente apelidada de Minas Gerais.

A exploração intensa da madeira de Pau-brasil trouxe muitas riquezas para o país. É por isso que ficou a homenagem do nome: Brasil.

Desde 1502, o nome da cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, aparece nos mapas do Brasil e consta nos registros de Américo Vespúcio, que, dez anos antes, viajara na expedição de Cristóvão Colombo, descobridor da América.